Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 29 de novembro de 2016

Dia das Cidades Educadoras revela territórios transformados pela educação

por

Os territórios, espaços, bairros, ruas, esquinas e cidades, pequenas ou grandes, educam. Disso, não há dúvida. De maneira direta ou indireta, objetiva ou subjetivamente, aprendemos ao longo de nossas vidas, uns com os outros, e com toda a diversidade que nos cerca.  Assumir esse compromisso de maneira ativa, incorporando a dimensão educadora nas políticas urbanas e nas práticas cotidianas, tem aproximado cada vez mais as pessoas da proposta de uma Cidade Educadora.

No dia 30/11, a Associação Internacional de Cidades Educadoras, que reúne mais de 480 cidades em todo o mundo, celebra o Dia Internacional das Cidades Educadoras.

Ao redor do globo – e do Brasil – essa ideia vem assumindo diferentes formas e articulações. De gestores a professores, de secretários a coletivos e organizações da sociedade civil, de estudantes a prefeitos, diversos agentes têm se engajado em experiências que buscam garantir o desenvolvimento integral dos sujeitos.

Para homenagear as experiências que já existem e também incentivar a imaginação de quem quer – ou poderia – ativar o potencial educador dos territórios, a Associação Cidade Escola Aprendiz, através do programa Cidades Educadoras e do Portal Aprendiz, convoca toda a rede brasileira de educadores, ativistas, gestores públicos, organizações sociais, prefeituras, entre outros, a postarem fotos, desenhos ou vídeos com a hashtag #DesafioDasCidadesEducadoras no dia 30/11 -Dia Internacional das Cidades Educadoras. A proposta é criar um grande mural coletivo com imagens que ilustram “Pra você, o que é uma Cidade Educadora?”.

1-capa-para-redes-sociais

Os materiais publicados nas redes sociais serão compilados e divulgados pelo Aprendiz ao longo da semana.

Mais programação

Para além do Desafio, o dia também terá uma programação de atividades e debates. O Cenpec, através do programa Educação & Participação, irá realizar o “Debate Virtual – Cidade Educadora, intersetorialidade na gestão pública: relações e articulações possíveis”, visando “refletir sobre os desafios de construir uma cidade educadora na qual – por meio de seus parques, praças, ruas, museus, escolas de samba, equipamentos de saúde e da Assistência Social e outros espaços – seja possível criar um ambiente de aprendizagem para toda a sua população”.

Acesse os materiais de divulgação do #DesafioDasCidadesEducadoras por aqui.

O evento, que será transmitido online pela plataforma do Educação & Participação, às 10h, trará os especialistas Oswaldo Gonçalves Junior, professor e coordenador do curso de bacharelado em Administração Pública da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (FCA-Unicamp) e João Kleber Santana, coordenador do núcleo de Educação Integral da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SP).

No Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, a FAMURS/Undime realiza um debate sobre Cidades Educadoras frente aos desafios cotidianos da escola, da gestão pública e da democracia, com a participação de Jaqueline Moll, professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Diretora de Currículos e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica no MEC entre 2007 a 2013.

Fora do Brasil, a Associação Internacional de Cidades Educadoras, por meio de suas 480 cidades associadas, promove um dia repleto de atividades em diversas cidades do mundo. Para conferir a programação completa do dia, acesse o site da AICE sobre o Dia Internacional das Cidades Educadoras.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×