Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 15 de março de 2017

Curso gratuito forma famílias para o brincar na natureza

por

Sua família tem vontade de passar mais tempo na natureza com as crianças, mas não sabe muito bem como, onde ir e o que fazer? O Programa Criança e Natureza, do Instituto Alana, em parceria com a Universidade Livre do Meio Ambiente (UMAPAZ), promove no dia 8 de abril o 1º Curso Gratuito para Mobilizadores de Grupos Natureza em Família.

Um Grupo Natureza em Família é a reunião de um grupo de pessoas interessadas em proporcionar às crianças tempo ao ar livre, em contato com a natureza. Essas experiências levam as famílias a desenvolver um senso de pertencimento à cidade e ao bairro em que moram, a criar vínculos de afeto entre si, além de levá-las a conhecer e valorizar as áreas naturais protegidas de sua vizinhança.

Para participar, é preciso inscrever-se pela internet. O curso é gratuito e ocorrerá na sede na UMAPAZ, localizada no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. O endereço é Av. Quarto Centenário, 1268; Parque Ibirapuera. Pedestres: Acesso pelo portão 7A.

 Criança e Natureza

Lançado em 2016, o Programa Criança e Natureza realizou um diagnóstico que revela que, nas cidades brasileiras, 40% das crianças passa uma hora ou menos brincando ao ar livre – a vasta maioria gasta 90% do tempo em ambientes fechados. Foi para criar estratégias que revertam esse cenário, produzindo conhecimento sobre o tema, e servindo como fonte de inspiração para pessoas e políticas públicas que a iniciativa foi criada no Brasil.

Para a coordenadora da inciativa, Laís Fleury, o contato com a natureza se configura tanto como um direito das crianças como uma oportunidade para que sejam educadas integralmente. “Quanto mais a criança é exposta à natureza, mais criativa ela é, mais concentrada e maior será seu acesso às conexões e sensações espirituais. Isso é muito importante para o seu desenvolvimento integral: físico, emocional, espiritual, sensorial.”

 

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×