Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 30 de março de 2017

18 de maio: Dia de Aprender Brincando celebra o brincar e aprender fora da sala de aula

por

No dia 18 de maio, escolas e comunidades de todo o mundo celebrarão o Dia de Aprender Brincando. A iniciativa, criada pela Project Dirt, com apoio da OMO, é voltada para educadores, pais, mães e cuidadores e busca promover o brincar e aprender fora da sala de aula. Baseada no Dia Fora da Sala de Aula (Outdoor Classroom Day) do Reino Unido, a campanha movimenta uma rede global de experiências ao ar livre.

No Brasil, o Dia de Aprender Brincando chega a segunda edição, organizada pela Cidade Escola Aprendiz, por meio do Programa Cidades Educadoras. Na edição passada, mais de 18 mil crianças de diferentes municípios do território nacional foram beneficiadas.

Para Natacha Costa, diretora executiva do Aprendiz, “as evidências científicas demonstram que a brincadeira é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças, mas no dia a dia esse tema parece ter perdido importância. Essa é a principal tarefa do Dia de Aprender Brincando: sensibilizar professores, familiares e gestores para que o brincar – na escola ou na cidade – esteja assegurado de forma qualificada”.

 

Brincadeira Real

Diferentemente das atividades estruturadas ou dos jogos mediados por telas, a campanha busca fomentar a “brincadeira real”, isto é, a brincadeira prática, exploratória, multissensorial, que faz com que as crianças se envolvam com o mundo ao redor delas. É ela que ajuda a desbloquear a criatividade, a imaginação, os interesses e talentos inatos da criança, elementos essenciais também para a vida adulta.

Como participar

Para participar, basta inscrever uma atividade, mobilizar a comunidade escolar e comemorar o dia 18 de maio com uma ação fora da sala de aula. Na página, os interessados ainda encontram uma seleção de Recursos com planos de atividades, pôsteres e conselhos inspiradores sobre como fazer o Dia De Aprender Brincando.

Famílias interessadas em contribuir podem estimular que as escolas de seus filhos participem do Dia, conversando com os professores sobre os benefícios das brincadeiras para o desenvolvimento das crianças. Além disso, qualquer incentivador pode engajar-se nas redes sociais, usando as hashtags #DiadeAprenderBrincando e #OutdoorClassroomDay.

 

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×