Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 18 de abril de 2017

19 de abril: Cedeca Interlagos debate situação indígena em São Paulo

por

Neste 19 de abril, os Guarani Mbya das aldeias Tenondé Porã e Kalipety (localizadas em Parelheiros) questionam: “Dia do Índio pra quem?”. No encontro, promovido pelo Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – Cedeca Interlagos e pautado pelo povo Guarani Mbya, representantes das aldeias problematizam a situação dos indígenas no Brasil e, principalmente, na região extremo sul de São Paulo.

Participam do debate a jovem liderança das duas aldeias, Jerá Guarani, e o diretor do CEDECA Interlagos e colaborador da Comissão Nacional da Verdade no eixo de questões indígenas, Marcelo Zelic. Está prevista também a apresentação do coral de crianças da aldeia, além de uma exposição de sementes cultivadas por eles e venda de artesanatos.

Histórico de resistência

Desde a Constituição de 1988, os Guarani Mbya passaram a reivindicar a ampliação de seus territórios. No Extremo Sul de São Paulo, o processo para ampliação da TI Tenondé Porã se iniciou em 2002 e se arrastou até 2013, quando os indígenas iniciaram uma campanha para o Ministério da Justiça publicar as portarias declaratórias que reconhecem esses territórios. Isso só aconteceu nas últimas horas do governo Dilma Rousseff, no início de maio de 2016, antes da  ex-presidenta ser afastada do cargo pelo Senado Federal. A portaria declaratória que reconhece a Tenondé Porã destina 16 mil hectares entre o Extremo Sul de São Paulo e os municípios de São Bernardo do Campo e Itanhaém para os Guarani Mbya. Apesar desse reconhecimento, ainda não há demarcação – o que coloca em risco a garantia das terras para os indígenas.

O encontro faz parte da programação que celebra os 18 anos do CEDECA Interlagos. Fundado em 20 de fevereiro de 1999, a partir da experiência de militantes e defensores/as de direitos humanos de criança e adolescente com trabalhos nas comunidades da região da Capela do Socorro e Parelheiros, no Extremo Sul da cidade de São Paulo, o CEDECA Interlagos tem a missão de atuar na proteção jurídico-social de crianças e adolescentes dessas periferias.

Serviço

Guaranis Mbya do Extremo Sul: Dia do Índio pra quem?
Quando? Quarta-feira, 19 de abril, das 13h30 às 16h30
Onde? No CEDECA Interlagos – Rua Nossa Senhora de Nazaré, 51 – Cidade Dutra – Extremo Sul de São Paulo – SP
Evento gratuito. Não precisa se inscrever previamente.

Mais informações: (11) 5666 9861cedeca.interlagos@gmail.com; www.cedecainter.org.br

 

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×