Criar na cidade

Casa do Povo recebe inscrições de coletivos para laboratório de gestão

A Casa do Povo recebe até o dia 4 de junho inscrições para o Laboratório para Estruturas Flexíveis, uma iniciativa que busca criar condições de pesquisa para práticas coletivas autônomas e/ou autogeridas existentes que, apesar de serem lugares fundamentais de invenção e de pensamento crítico, raramente têm tempo de parar e refletir sobre suas práticas de gestão.

A chamada é aberta a coletivos, grupos, movimentos, companhias, conselhos, associações ou qualquer outra forma de agenciamento coletivo que queiram se organizar como coletivo para desenvolver a proposta. Voltada para projetos de todo o território nacional, o edital não se limita a propostas artísticas ou culturais. A proposta inscrita deve sugerir uma forma de utilizar esses recursos e apontar uma linha de pesquisa a ser desenvolvida no período de duração da residência.

Os selecionados deverão participar de três etapas:

1/ encontros quinzenais de um grupo de estudos, formado por gestores da Casa do Povo e convidados para discutir formas de gestão, realizar programas públicos e conhecer diferentes iniciativas autônomas;

2/ uma residência de pesquisa cujo intuito é oferecer condições de trabalho para práticas coletivas terem um espaço de auto-reflexão crítica;

3/ um encontro entre gestores, artistas e pesquisadores para fomentar a troca de ferramentas de gestão e fortalecer uma rede internacional de cooperação e cuidado.

As propostas não precisam estar restritas ao espaço da Casa do Povo, podendo se desenvolver nos locais que forem mais pertinentes à iniciativa. Duas propostas serão selecionadas. O período da residência deve ser entre 60 e 90 dias.

O resultado será divulgado no dia 3 de julho de 2017. As propostas selecionadas deverão acontecer entre meados de julho e outubro de 2017. Leia o edital completo.