Transformar a cidade

Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional recebe inscrições até 14 de agosto

A 4ª edição do Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional, teve as inscrições de projetos e estudos que estimulem o crescimento de municípios prorrogadas até o dia 14 de agosto.

O Prêmio, lançado em 2009 pelo Ministério da Integração Nacional, tem o objetivo de promover a reflexão teórica e prática sobre o desenvolvimento regional no Brasil, envolvendo o poder público e a sociedade civil na discussão e na identificação de medidas concretas.

Esta edição do Prêmio homenageia o geógrafo Milton Santos, cujas teorias contribuíram para a compreensão do território nacional contemporâneo, bem como do processo de urbanização da América Latina e do Brasil. O Prêmio tem agora seis categorias: Produção do Conhecimento Acadêmico; Práticas Exitosas de Produção e Gestão Institucional; Projetos Inovadores para Implantação no Território;  Amazônia – Tecnologia e Inovações para o Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia; Centro-Oeste – Desenvolvimento para a Faixa de Fronteira; e Nordeste – Inovação e Sustentabilidade.

Os projetos e propostas enviados devem estar à luz da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) e reforçar a valorização dos recursos e as especificidades culturais, sociais, econômicas e ambientais das localidades, com o objetivo de criar condições reais para redução de desigualdades.  O vencedor  de cada categoria recebe R$ 15 mil reais e o segundo colocado R$ 10 mil, além de diplomas de reconhecimento de mérito na categoria em que concorreram.

As inscrições e o regulamento completo estão disponíveis no site do Prêmio Celso Furtado.

Dúvidas podem ser enviadas para o     e-mail: premiodesenvolvimento@integracao.gov.br ou pelo telefone (61) 2034-5344/5673/5421.

Podem participar pesquisadores que possuam ou já tenham possuído vínculo com instituição de ensino superior sediada no país ou no exterior, desde que o trabalho seja elaborado e inscrito por brasileiro e o objeto de estudo se relacione a um tema ligado à problemática regional brasileira; e autônomos com atividades referentes à temática de desenvolvimento regional. O Prêmio Celso Furtado é direcionado também para pessoas vinculadas às instituições que promovam o desenvolvimento regional e / ou vinculadas às instituições da sociedade civil ligadas à temática.