Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 20 de outubro de 2017

Crianças em contexto migratório devem ter seus direitos garantidos, afirma especialista

por

Nos últimos anos, a mobilidade humana, incluindo migrações, solicitações de refúgio e asilo, tem crescido a níveis maiores do que a população mundial. Nesse contexto inédito, as crianças são as mais afetadas: segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), duas crianças se afogaram por dia na travessia do Mediterrâneo em 2016. Quem viu não esquece a imagem do menino sírio morto em uma praia da Turquia.

Mas não é somente na Europa que esses fluxos têm se intensificado. A pesquisadora Lila Garcia, da Universidade Nacional de Mar del Plata, na Argentina, tem investigado a fundo a questão das infâncias em contexto migratório na região da América Latina e Caribe. Nessa semana, Lila esteve em São Paulo para participar do Seminário Internacional Educação e Migração: Caminhos para uma Cidade Educadora, realizado pela Cidade Escola Aprendiz, onde discutiu os múltiplos desafios enfrentados pelas infâncias migrantes.

Segundo ela, a literatura atual e os órgãos internacionais consideram crianças em contexto de migração não somente aquelas que mudam de estado/país junto à família, mas também as que migram sozinhas, as que são deixadas no local de origem quando algum dos responsáveis migra, e também aquelas que nascem no país de destino dos pais ou mudam-se para ele muito pequenas, já que embora as crianças não tenham sido as responsáveis pela migração, esse fato determinará vários aspectos de suas vidas.

Nesses casos, a vulnerabilidade social tende a ser agravada pela falta de políticas específicas para crianças e adolescentes afetados pela migração. “Este é um assunto que sempre foi discutido sob a perspectiva dos adultos. As políticas e leis de migração em geral não têm especificação sobre as crianças, não incluem estratégias de integração e não abarcam aquelas que migram sozinhas”, criticou a pesquisadora.

Quando articulada a fatores como gênero (a vulnerabilidade é maior se a migrante é uma menina), falta de documentação e isolamento da família, a exposição à violação de direitos se acentua. “Só por ser crianças elas já necessitariam de atenção especial. Quando estão fora de seu país há uma vulnerabilidade estrutural, a criança passa a ser a diferente, “a estrangeira”, e não há a mesma garantia de respeito aos direitos humanos”, ponderou Lila.

A fuga da miséria e da violência é a principal causa para migração de crianças, como expôs a pesquisadora lila Garcia
A fuga da miséria e da violência é a principal causa para migração de crianças, como expôs a pesquisadora lila Garcia

Os marcos internacionais e regionais (no âmbito de América Latina e Caribe) que abordam os direitos da criança em mobilidade existem, como é o caso da Convenção sobre os Direitos da Criança. Lila ressalta, entretanto, que é preciso articulá-los à legislação nacional, como o fizeram Argentina, Uruguai, Equador e, mais recentemente, o Brasil.

“A  lei brasileira acolhe muitas das demandas da academia e dos ativistas da área”, avalia Lila. “Especialmente em três pontos: as crianças desacompanhadas em região de fronteira não podem ser rejeitadas e, por estarem sozinhas, têm direito a residência; não estão sujeitas à devolução, exceto para fins de reintegração da unidade familiar; e pessoas com filhos nascidos no Brasil também não podem ser expulsas.”

De acordo com a pesquisadora, essas são algumas das recomendações feitas aos Estados, que também deveriam escutar as opiniões das crianças e não deixar que qualquer situação vivida no país afete o acesso a direitos fundamentais,  como educação, saúde, cultura, moradia, entre outros.

Outras recomendações aos Estados:

  • Levar em consideração que as crianças em contexto de migração são, acima de tudo, crianças. Ou seja, o interesse superior delas deve ser o norte.

  • Cooperação internacional efetiva para assegurar os direitos humanos.

  • Colher mais informações a respeito dos fluxos migratórios de crianças, desagregar os dados por idade.

“Mais do que uma capacitação em Direito, os Estados precisam se sensibilizar para a questão”, pondera Lila Garcia. “As fronteiras são linhas arbitrárias, um sujeito não pode ser diferente só porque cruzou uma dessas linhas. As pessoas não podem ser essencializadas e perder seus direitos.”

Seminário Internacional

O Seminário Internacional Educação e Migração: caminhos para uma Cidade Educadora realizou sua segunda edição em 2017 com o tema Infâncias Migrantes. Fruto dos esforços do Programa Cidades Educadoras da Cidade Escola Aprendiz, o evento debateu também contextos migratórios na cidade de São Paulo e no território do Bom Retiro, onde a organização implementa o projeto Integração Família-Rede Socioeducativa com famílias migrantes.

Seminário Internacional Educação e Migração discutiu infâncias migrantes na América Latina e Caribe, especialmente em São Paulo e no Bom retiro

 

 

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×