Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 22 de novembro de 2017

MASP promove formação sobre gênero e sexualidades para professores

por

No sábado, 25 de novembro, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) promove o encontro “História das sexualidades: gênero e sexualidade” como parte dos encontros sobre Arte, Educação e Esfera Pública.

Conduzida por Fabiana Pitanga, Jackeline Romio, Magô Tonhon e Nina Veira, a conversa aproveita as exposições Guerrilla Girls: Gráfica, 1985-2017 e Histórias da sexualidade, em exibição no MASP, para convidar à reflexão sobre as intersecções entre arte, gênero, sexualidades e educação, partindo do princípio que  a educação deve ocupar um papel central em defesa do pensamento crítico e da liberdade. A mediação é de Horrana de Kássia Santoz.

Guerrilla Gurls, que questionam disparidades de gênero na arte, estão em exposição no MASP até fevereiro de 2018
Guerrilla Gurls estão em exposição no MASP até fevereiro de 2018

“O MASP espera que o encontro contribua para que professorxs e educadorxs façam do diálogo e das expressões artísticas, oriundas de diferentes territórios e tempos históricos, uma ferramenta de trabalho e transformação social”, dizem os organizadores do encontro.

O evento relembra que a história da arte é atravessada por representações da sexualidade e por relações desiguais entre homens e mulheres, tanto nas imagens como nos seus modos produção. E em tempos de polarização política, o campo artístico torna-se um território de conflito, dada a sua dimensão crítica e criativa. Desse modo, as temáticas de gênero e sexualidade precisam ser enfrentadas, reconhecendo as opressões sofridas pela comunidade LGBT+ e pelas mulheres, de diferentes raças e classes sociais.

O encontro “História das sexualidades: gênero e sexualidade” teve a programação construída em parceria cultural com a ONG Ação Educativa.  Gratuito e destinado a professores, educadores e interessados em geral, ele acontece das 9h às 14h na sede do MASP (Av. Paulista, 1578).  As inscrições podem ser feitas online.

O site do MASP tem informações completas sobre os palestrantes.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×