Aprender na cidade

3º SIEI aborda desigualdades educacionais e o direto à educação integral

Nos dias 12 e 13 de dezembro, em São Paulo, acontece a 3ª edição brasileira do Seminário Internacional de Educação Integral (SIEI).

Com o tema “Desenvolvimento integral e a aprendizagem: o mesmo direito, várias realidades”, o evento traz especialistas de diferentes áreas da Educação para fomentar e fortalecer a ideia da educação integral como um direito de todos e todas. A programação dos dois dias privilegia o compartilhamento de experiências e o debate acerca dos desafios e oportunidades de implementar essa agenda no presente momento.

Educação Integral e Cidade Educadora

Na tarde do dia 12 acontece a roda de conversa: A articulação pedagógica escola-território como prática de uma Cidade Educadora. A ideia da atividade é debater estratégias para a articulação da escola com o território e sua importância para a garantia dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes.

Na terça, dia 12, os debates começam com a roda de conversa “Trajetórias educativas em diálogo”, que tem a participação de Pilar Lacerda, Natacha Costa, Daniel Remilik e Mônica Pinto. Depois é a vez do ensaísta e professor José Miguel Wisnik abordar as múltiplas linguagens que contribuem com o desenvolvimento integral. No período da tarde, o painel “Práticas de Educação Integral” coloca em debate diferentes experiências de redes, escolas e organizações que trabalham sob a perspectiva de educação integral. O dia se encerra com o compartilhamento de experiências e práticas. São dez temas possíveis, e os inscritos manifestam seu interesse no momento da inscrição.

A primeira atividade de quarta-feira, dia 13, é a palestra “A importância de educar na atenção”, de Catherine L’Ecuyer, seguida pela roda de conversa “O papel das políticas públicas na garantia do direito à Educação Integral”, que debate a importância do cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) para a educação integral. A tarde volta com o painel “Apresentação de ambientes de formação, mobilização e apoio à efetivação da educação integral”, que apresenta ferramentas, referenciais teóricos e conteúdos de apoio para gestores e educadores na implementação da Educação Integral.

O encerramento fica por conta do lançamento do  livro “Educação de Alma Brasileira”, que relata a história da Educação no país a partir de seus grandes nomes e das ameaças às suas ideias – o lançamento inspira o debate final que conta com a presença de educadores e ativistas.

O 3º SIEI tem inscrições gratuitas e acontece no Teatro do SESC Pompeia (Rua Clélia, 93, Pompéia), das 09h30 às 17h30. Mais informações estão disponíveis no site do evento.

Sobre o SIEI

Idealizado pela Fundação SM, o 3º SIEI no Brasil é realizado em parceria com a Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Referências em Educação Integral e do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), com apoio do Canal Futura e do SESC-SP.