Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 15 de dezembro de 2017

BrincaCEU une gerações pela valorização do brincar

por

Prêmio Territórios Educativos“O CEU Butantã é o CEU mais crianceiro da cidade.”

A afirmação é de Naíme Andréa da Silva, ex-gestora do CEU Butantã. A convicção da educadora deve-se a dois fatores: o aniversário da instituição é celebrado no mesmo dia que a homenagem a São Cosme e Damião, tidos como protetores das crianças. A data comemora ainda a criação do projeto BrincaCEU, iniciado em 2015 e que reafirma a importância do brincar para o desenvolvimento das crianças de todas as idades.

Alinhado aos conceitos de educação integral e cidade educadora, o projeto proporciona à comunidade do CEU Butantã, especialmente aos alunos e suas famílias, um momento dedicado exclusivamente ao brincar. E no BrincaCEU o brincar é coisa séria: configura-se como uma oportunidade para unir gerações e potencializar o coletivo, a criatividade e o desenvolvimento infantil.

“Em sua concepção, o BrincaCEU carrega a ideia de que as crianças são sujeitos. Defendemos que, em uma Cidade Educadora, o olhar delas indica o bem estar coletivo: se está bom para os pequenos, está bom para todo mundo”, ressalta Naíme. Para garantir o protagonismo da infância, o projeto foi desenhado congregando vários núcleos do CEU, que somaram forças para oferecer um brincar de qualidade às crianças que ali frequentam. Conforme relembra Diambas Correia, analista de esportes e cultura do CEU Butantã e co-criadora da iniciativa, faltava um espaço dedicado a elas, especialmente aos fins de semana.

Os primeiros brinquedos disponibilizados no BrincaCEU foram doados pela própria comunidade, já que o CEU não tinha verba para adquiri-los. Concebido inicialmente como uma atividade mensal,  ele começou tímido, mas efetivo, congregando alunos da educação infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA), os professores e as famílias. Tornou-se assim uma opção a mais de lazer na região, especialmente depois que expandiu suas fronteiras para o resto da cidade.

Cidade que brinca

A alta adesão ao BrincaCEU não deixou dúvidas de que a iniciativa era uma demanda dos moradores. Menos de um ano depois do início das atividades, o projeto começou a receber convites para levar suas brincadeiras a outros lugares de São Paulo, acrescentando um caráter itinerante à ideia original. Os CEMEIs Jaqueline e Chácara do Jóquei e a Paulista Aberta foram alguns dos territórios que receberam o BrincaCEU, cuja presença pode ser vista em outros eventos do CEU Butantã alinhados com a proposta.

Para Naíme, a expansão do projeto põe em prática o conceito de Cidade Educadora: a cidade absorvendo a escola e a escola se deixando penetrar pelas dinâmicas do território. “Em uma época em que a própria Cidade é um tema em efervescência, o BrincaCEU rompe os muros e realiza encontros temáticos: em fevereiro é tomado pelo carnaval, novembro é negro, e por aí vai. Visitamos outros territórios, participamos da Virada da Educação e recebemos a programação de outras entidades e escolas dentro do CEU”, resume a professora.

BrincaCEU na Paulista Aberta
BrincaCEU na Paulista Aberta

Na Paulista Aberta, as crianças do CEU Butantã desenharam suas realidades nas calçadas e na rua. Nos projetos Mão na Massa e Chá de Ideias, os alunos ocuparam uma padaria até então desativada da região, brincaram e refletiram sobre culinária. No próprio CEU Butantã, o projeto adaptou-se para participar do projeto SPCine. Na ocasião do lançamento de “O Começo da Vida”, as mães trocaram sobre aleitamento materno e assistência ao parto humanizado enquanto os bebês brincavam entre elas.

Para Naíme, que hoje atua como colaboradora no projeto e supervisora de práticas profissionais, a mistura – não só entre territórios mas, principalmente, entre pessoas -, é a espinha dorsal do BrincaCEU.  “É como a vida funciona: só a escola insiste em categorizar as pessoas por idade e fases da vida, como se só pudéssemos aprender entre os iguais. Por isso acreditamos que trazer para brincar juntas crianças de diferentes idades, suas famílias e professores é uma ruptura.”

Cultura popular

Aceito pela comunidade do Butantã, o BrincaCEU é constantemente redesenhado e articula novas frentes e ações para promover o brincar e a valorização da infância. Atualmente, a equipe investe nos saberes da cultura popular e pretende aproximar ainda mais os moradores. Diambas Correia é parte fundamental neste processo.

A educadora sentiu a necessidade de valorizar também a cultura popular junto aos participantes do projeto porque, segundo observava, as crianças tinham pouca afinidade com os saberes e brincadeiras tradicionais. Ela escolheu então um grupo-chave para repassar esses conhecimentos às novas gerações: as mulheres do bairro.

Apresentação do grupo Frô de Chita, que vai compor o time de educadoras do BrincaCEU
Apresentação do grupo Frô de Chita, que vai compor o time de educadoras do BrincaCEU

Diambas selecionou um grupo de 40 mulheres que frequentavam as atividades do CEU para compor o grupo Frô de Chita, que trabalha danças populares, teatro e contação de histórias. A ideia é acoplar o grupo ao BrincaCEU a partir de 2018, transformando essas mulheres nas educadoras do projeto.

“[O BrincaCEU] é multigeracional e, por conta dessa característica, pensamos em resgatar brincadeiras, lendas e cantigas com o grupo de cultura popular”, explica Diambas. “Essa interação é um dos resultados mais bonitos do projeto, porque hoje a maioria das crianças mora em apartamentos ou casas sem quintal. Entender o poder do brincar junto e querer participar disso é uma apropriação muito importante”, complementa ela.

Territórios Educativos

O projeto BrincaCEU foi um dos 10 contemplados pela 2ª edição do Prêmio Territórios Educativos, iniciativa do Instituto Tomie Ohtake em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e patrocínio da Estácio. O prêmio busca reconhecer e fortalecer experiências pedagógicas que exploram as oportunidades educativas do território onde a escola está inserida, integrando os saberes escolares e comunitários. Este ano, o programa recebeu 67 inscrições oriundas de todas as Diretorias Regionais de Ensino de São Paulo e de diversos tipos de unidades escolares.

Confira os outros projetos vencedores.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×