Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 4 de junho de 2018

Museu virtual: uma oportunidade educativa

por

*Por Ingrid Matuoka, do Centro de Referências em Educação Integral

 

O museu virtual é um exemplo de como o uso das tecnologias digitais em sala de aula amplia horizontes, permitindo que os alunos conheçam realidades distantes e de outros tempos. Hoje, diversas plataformas levam às escolas o ambiente e o patrimônio de museus e outras instituições de cultura de renome.

Leia + Parceria entre escola e museu revela a potência de um Território Educativo

De acordo com o relatório Museus em Números, cerca de 80% dos municípios do País não possuem museus. Dos 3.025 existentes no território brasileiro, dois terços se concentram no eixo Sul-Sudeste.

A visita a um museu virtual pode ser feita de duas maneiras. Por meio de fotografias em 360 graus e panorâmicas do museu físico, que permitem um passeio pelo espaço e observação das obras, ou por meio da adaptação do acervo para o formato digital.

O Centro de Referências em Educação Integral selecionou 6 museus e um site com vários passeios virtuais que valem a pena conhecer:

Era Virtual

O projeto Era Virtual reúne passeios por 38 patrimônios históricos, museus, exposições temporárias e cidades históricas do Brasil, como Ouro Preto (MG). Com imagens em 360 graus e panorâmicas, a plataforma também traz informações em texto sobre os locais e as obras apresentadas.

Museu Afro-Digital da Memória Africana e Afro-Brasileira

Com o objetivo de disponibilizar e intercambiar documentos, fotografias e demais informações de instituições nacionais e internacionais, o museu traz coleções sobre quilombos, Moçambique, capoeira, trabalho negro e perfis de personagens históricos.

Museu Casa de Portinari

Por meio de imagens interativas em 360 graus, é possível uma visualização completa da casa onde viveu o artista e onde ficaram vários de suas obras de pintura em murais. Além disso, o museu disponibiliza na visita virtual as exposiçõesque já estiveram em cartaz na instituição.

Museu virtual de Ciência e Tecnologia da Universidade de Brasília

Criado para o ambiente digital, o museu apresenta exposições sobre o bioma do Cerrado e sua diversidade de aves, a Antártica e Charles Darwin. Cada uma das exposições conta com dados, infográficos, jogos e muitas imagens e informações sobre o assunto.

Museu Pergamon

Por meio do Google Maps é possível passear por este museu de Berlim. Basta clicar nas setas para se locomover e visualizar os arredores. Também é possível aproximar as imagens e variar entre os três andares do prédio. O acervo deste museu traz coleções de peças da antiguidade, do Oriente Médio e de arte islâmica.

Museu da Pessoa

Este museu, que coleciona depoimentos sobre histórias de vida das pessoas, valoriza a diversidade cultural e a vivência de cada um como patrimônio da humanidade. O objetivo é contribuir para a construção de uma cultura de paz e de respeito às diferenças. No site, é possível acessar diversos depoimentos e coleções especiais, separadas por temas. Uma delas, traz histórias de brasileiros de diferentes lugares do País, com narrativas que nos permitem conhecer mais sobre a nossa grandeza cultural.

Pinacoteca do Estado de São Paulo

A Pinacoteca, museu mais antigo de São Paulo, possui um acervo permanente sobre a arte no Brasil, principalmente nos séculos XIX e XX, com mais de sete mil pinturas, esculturas, desenhos, gravuras, fotografias, tapeçarias e objetos de arte decorativa.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×