Aprender na cidade

Grupo Esparrama lança campanha de doação de livro sobre escuta de crianças

O grupo teatral paulista Esparrama, conhecido por seus espetáculos em uma janela de frente para Elevado Presidente João Goulart, popularmente conhecido como Minhocão, lança campanha para distribuição gratuita do livro Navegações Teatrais para Pequenos Tripulantes: Diário de Bordo do Grupo Esparrama.

O livro é um dos frutos do Projeto Navegar, iniciado no final de 2016. O processo de escuta desenvolvido pelo grupo teatral, que culminou em um espetáculo, uma exposição itinerante e uma publicação, dialogou com crianças de três territórios diferentes da capital para se aproximar do imaginário que elas têm sobre direito à cidade.

crianças participam de escuta na funarte

Uma das escutas aconteceu na FUNARTE/ Crédito: Sissy Eiko

Voltado para educadores de artes e instituições, o livro foi escrito com o “intuito de compartilhar algumas reflexões que fizemos sobre a relação entre a arte e educação, o direito à cidade e a escuta de crianças”, segundo Iarlei Rangel, diretor do grupo.

Os primeiros 100 educadores que enviarem email para o endereço livroesparrama@gmail.com, com nome completo, profissão, instituição e telefone receberão instruções para retirar gratuitamente o livro.

A publicação foi escrita em parceria com Maíra Carcelen de Souza e conta com ilustrações de Marina Faria. De acordo com Lígia Campos, integrante do Esparrama, “todo o projeto do livro foi pensado para torná-lo acessível e divertido para as crianças, mas com o cuidado de não perder a potência crítica do conteúdo. Acreditamos que ele pode ser uma ferramenta pedagógica preciosa para os educadores de artes.”

Abaixo, uma das páginas dos livro:

página do livro do projeto com navegar