Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 14 de setembro de 2018

Plataforma Cidades Educadoras lança especial “30 anos da Constituição Cidadã”

por

Após vinte anos de ditadura, o Brasil tateava sua redemocratização. Movimentos sociais e organizações da sociedade civil pressionavam a nova ordem política para que fossem feitas garantias pétreas de que o Brasil se comprometeria com o desenvolvimento social e não mais repetiria a violência e o horror do Estado nos chamados anos de chumbo.

Leia + ESPECIAL ELEIÇÕES 2018: CAMINHOS PARA A ESCOLA BRASILEIRA

Foi neste cenário que germinou a tecedura do que seria a Constituição de 1988, que completa três décadas de aprovação em setembro deste ano. Garantia de um projeto de país democrático, no qual o Estado tem o dever de assegurar os direitos e a população de cobrá-los caso não cumpridos, a Constituição Cidadã – como ficou conhecida – é uma conquista da história recente do País, apesar de tantas vezes ameaçada.

Em sua defesa, a plataforma Cidades Educadoras inaugurou nesta quinta-feira (13) o especial 30 anos da Constituição Cidadã, composto por uma série de matérias que analisarão como a Constituição se relaciona com a manutenção da democracia brasileira, especialmente, nas áreas de educação, território e participação social.

A primeira reportagem da série, intitulada Constituição de 88: a participação social como base e defesa da democracia, já está no ar e se debruça sobre como o documento magno é singular pela massiva participação social que pressupôs sua construção, além da extensa redação que faz sobre direitos humanos.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×