Arquivo

Bolsas de estudo para conclusão do ensino médio no exterior recebem inscrições a partir de 5/9

Jovens entre 15 e 18 anos matriculados no 1º ano do Ensino Médio podem se  inscrever no processo seletivo United World Colleges (UWC) a partir do dia 5 de setembro. Selecionados vão estudar fora do Brasil por dois anos, conviver em um ambiente único com alunos da mesma faixa etária de mais de 150 países e receber diploma de conclusão do Ensino Médio reconhecido no mundo todo, o Bacharelado Internacional.

Desde 1974, o comitê nacional UWC Brasil seleciona estudantes brasileiros para as escolas e colégios UWC, localizados em 13 países diferentes: Bósnia e Herzegovina, Canadá, Cingapura, Costa Rica, Estados Unidos, Holanda, Hong Kong, Índia, Itália, Noruega, País de Gales, Suazilândia e Venezuela.

Esta rede de instituições de ensino foi fundada nos anos 1960, em plena Guerra Fria, por educadores europeus liberais, que acreditavam na educação internacional e convívio diário como instrumentos para facilitar o entendimento entre povos e culturas. Hoje, a organização mantém relações operacionais com a UNESCO e possui status consultivo especial com o Conselho Econômico e Social da ONU.

Os United World Colleges, mantidos financeiramente por doações, contribuições familiares e governos, concedem vagas anualmente para cerca de 1.000 jovens em todo o mundo, sem distinção de raça, religião, orientação política ou situação econômica.

Por meio da educação, de experiências compartilhadas e de serviços comunitários, os colégios e escolas UWC formam cidadãos globais com consciência política e ambiental, comprometidos com a paz e a justiça, e empenhados em derrubar as barreiras construídas por preconceitos étnicos, religiosos e políticos.

A cada ano, UWC Brasil oferece de cinco a dez vagas, distribuídas entre os 13 colégios. As bolsas correspondentes às vagas podem ser integrais ou parciais, segundo a disponibilidade dos colégios, e cobrem os custos de ensino, acomodação e alimentação ao longo dos dois anos. No caso de bolsas parciais, o comitê nacional tem se esforçado para negociar valores que sejam possíveis dentro do orçamento de cada família, de modo a evitar que questões sócio-econômicas imponham barreiras para alguns candidatos.

O processo seletivo no Brasil tem três etapas: prova escrita com uma carta de apresentação pessoal (para todos os inscritos), entrevista (48 selecionados) e convívio (16 finalistas). Interessados em concorrer às bolsas para o período de 2012-2014 podem inscrever-se até 11 de novembro de 2011. Porém, inscrições feitas até 07 de outubro terão 50% de desconto.

Para mais informações sobre o movimento UWC e os colégios e para acessar o sistema de inscrições online, visite o site do comitê nacional UWC Brasil (http://www.uwc.org.br) ou escreva para info@uwc.org.br.