Arquivo

Morador cria festival de filmes que mostra o cotidiano da comunidade

Valorizar a Vila Kennedy e as pessoas que moram no local. Foi com essa intenção que Guilherme Junior, morador da comunidade localizada no bairro do Bangu, Zona Oeste do Rio de Janeiro (RJ), idealizou o Curta Vila Kennedy, festival de curtas-metragens que ocorrerá entre os dias 16 e 18 de março no Teatro Mário Lago (Rua Jaime Redondo, 2), situado na própria comunidade.

Guilherme conta com a ideia do Festival surgiu justamente para mostrar às pessoas, de dentro e de fora da Vila Kennedy, que a comunidade tem valor. “A comunidade é conhecida pela violência, acho injusto isso, acho injusto que o Estado não intervém. Aqui tem pessoas que têm valor, que precisam se valorizar”, comenta.

De acordo com ele, o Festival quer estimular a produção audiovisual local. “O objetivo é incentivar a juventude a produzir e mostrar a cara, o cotidiano da comunidade”, relata. Além da mostra competitiva, a programação do Festival ainda contempla exibições de filmes produzidos por cineastas convidados, rodas de conversa e oficinas.

“A repercussão é mais forte do que a gente esperava. O nosso objetivo era fazer barulho, era fazer um evento para a comunidade. E os moradores estão felizes em saber que têm possibilidade de fazer um evento grande. Estão orgulhosos porque a Vila Kennedy está produzindo cultura”, afirma.

Programação

Filmes, oficinas e festas integram a programação.

Sexta (16/03):
Das 14h às 16h – 1ª sessão
(Apresentação de curtas de convidados, da Mostra não Competitiva)
Das 16h às 18h – oficina “Rádio na Rua”
(Oficina de mixagem e noções de discotecagem e gravação de um pequeno comercial que será veiculado na hora)
Das 18h às 21h – 2ª sessão de filmes da Mostra Não Competitiva
A partir das 21h – apresentação do casal de mestre sala e porta bandeira mirim da “Ainda Existem Crianças na Vila Kennedy”

Sábado (17/03):
Das 18h às 20h – Apresentação do filme “5x Favela Agora por Nós Mesmos”
Das 20h às 21h – roda de conversa sobre cultura da periferia, com a presença do escritor Julio Ludemir, o cinasta Bruno Duarte, o dono e idealizador da Cavideo, Cavi Borges e muito mais!
A partir das 21h – apresentação da Banda Soul de Brasileiro

Domingo (18/03):

Das 16h às 17h – Mostra Competitiva
Das 17h às 17h30 – sorteio de brindes
Das 17h30 às 18h30 –  Apresentação da Mostra “Eu Curto a Vila Kennedy”
Das 18h30 às 19h – Entrega dos prêmios para os vencedores, com a participação de Rene Silva, Toni Garrido e Fábio Leão
A partir das 19h- DJ Anderson Sapão

Para mais informações, acesse o site oficial do Curta Vila Kennedy!

Informações com Adital