Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

Uma coleção de objetos antigos expostos nos Estados Unidos aborda a história do país de uma maneira bastante polêmica. O Museum of Racism Memorabilia, localizado no estado do Michigan, contém 9 mil itens (móveis, enfeites e utensílios domésticos) que habitavam as casas norte-americanas há algumas décadas. Os artefatos fazem alusões bastante preconceituosas e ofensivas aos afro-americanos. Segundo o tablóide britânico Daily Mail, a exposição é tão chocante, que a maior parte das pessoas que visita o local sai enojada e irritada.

A ideia de David Pilgrim – que é negro – ao criar a exposição é de “ensinar, não de ressaltar o racismo”, como ele explicou à publicação. Pilgrim é ex-professor da Ferris State University, local onde as peças estão à mostra hoje. Ele começou sua coleção quando era adolescente, em 1970, e hoje ela é estimada em mais de R$ 2,4 milhões. “O objetivo da galeria é fazer as pessoas refletirem”, explica. Os alunos da universidade ficam chocados ao conhecer a exposição. “Como um ser humano pode fazer isso com outro?”, disse a estudante Nancy Mettlach.

Veja Também:
STF julga constitucionalidade do sistema de cotas raciais
UnB pede reforço policial após ameaça contra estudantes
Unesp investiga racismo contra africanos

Durante muito tempo, os artefatos ficaram expostos em um quarto e as pessoas precisavam marcar horário para visitar. Agora, graças a doações da universidade, a coleção conseguiu um lar permanente na instituição de ensino. Pilgrim explica que nem todos os itens do museu estão a mostra, mas os que estão mostram como as ideias racistas dominaram a cultura norte-americana por décadas. O anúncio do museu é “usar objetos que mostram a intolerância para ensinar a tolerância e promover a justiça social”.

“A maioria das pessoas sai daqui muito pensativa e triste”, diz ele, que complementa, “mas isso não é o suficiente. O único objetivo de um museu como este é forçar as pessoas a dialogar”.

(Época Negócios)

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×