Arquivo

Escolas públicas de Mato Grosso terão ensino integral em 2013

Do Blog Educação.

O programa Mais Educação, do governo federal, será implantado em 612 escolas públicas de Mato Grosso, sendo 312 unidades estaduais e 300 municipais. Cada escola receberá entre R$ 30 e 40 mil por ano para desenvolver as ações do programa.

A assessora técnica da Secretaria de Estado de Educação – Seduc, Simone Cristina Rubim Ferreira, afirmou que o valor será destinado às aulas de tempo integral. “O repasse é para contratação de monitores para auxiliarem nas atividades do contraturno escolar, bem como aquisição de materiais pedagógicos”, disse.

Ela destacou que, este ano, 125 unidades estaduais já participam do Mais Educação. Em 2013, esse número vai dobrar e, ainda, atingirá escolas do campo, quilombolas e indígenas. Com o programa, as instituições de ensino recebem recursos federais para ofertar educação em tempo integral aos alunos. No total, 50 mil alunos do ensino fundamental da rede estadual participam do programa em Mato Grosso.

Funcionamento

Os estudantes atendidos pelo Mais Educação que estudam no período da manhã almoçam nas unidades de ensino e ficam para as atividades realizadas à tarde. Já os que estudam à tarde ficam o dia todo na escola, porque fazem as atividades de manhã. Entre as ações ofertadas no contraturno estão: letramento, teatro, dança, esportes, música, entre outros.

Desenvolvido pelo governo federal em 2007, o programa Mais Educação apoia financeiramente as escolas públicas que queiram ampliar não apenas o tempo de permanência dos alunos na sala de aula, mas as suas oportunidades de aprendizagem.