Arquivo

Conheça os principais prêmios em educação do Brasil

As premiações são voltadas a alunos, professores e gestores de todo o país.

Disseminar e valorizar boas práticas educacionais, além de mobilizar alunos, professores e gestores para a construção coletiva de experiências pedagógicas inovadoras. Esse é o objetivo da maioria das premiações na área. Se você participa de um projeto interessante na sua escola e não vê a hora de inscrevê-lo ou se só quer saber mais sobre o assunto, confira a seleção de concursos e olimpíadas nacionais, divididos por público-alvo, feita pelo movimento Todos Pela Educação. Acompanhe o cronograma de inscrições nos respectivos sites e boa sorte!

Educadores

Professores do Brasil
Criado pelo do Ministério da Educação (MEC) e por instituições parceiras, o concurso busca reconhecer a contribuição dos docentes da rede pública para a melhoria da qualidade da Educação Básica. Dessa forma, seleciona as melhores e mais criativas experiências pedagógicas desenvolvidas por professores que tenham êxito no enfrentamento de situações-problema. O objetivo é resgatar o papel dos professores como agentes fundamentais no processo de formação das novas gerações.

Prêmio Victor Civita Educador Nota 10
A premiação visa identificar e valorizar os profissionais da educação que adotam boas práticas em sala de aula. A cada edição, mais de 4 mil professores, diretores escolares e coordenadores pedagógicos inscrevem seus trabalhos, em diferentes áreas de conhecimento. Uma comissão analisa os trabalhos e escolhe dez Professores Nota 10 e um Gestor Nota 10.

Prêmio Viva Leitura
Trata-se de uma parceria do MEC, do Ministério da Cultura e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) para estimular experiências que promovam a leitura no País. O Viva Leitura integra o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e pretende colaborar para democratizar o acesso à literatura, promover a formação cidadã e apoiar a criação e a produção literária.

Prêmio Arte na Escola Cidadã
Com o intuito de evidenciar experiências educativas de qualidade no ensino da arte, são premiadas boas práticas de professores da disciplina no Ensino Infantil, Fundamental, Médio e na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em todo o país. A premiação é uma iniciativa do Instituto Arte na Escola, organização social que incentiva e qualifica o ensino da arte por meio da formação continuada de docentes da Educação Básica.

Prêmio Microsoft Educadores Inovadores
São reconhecidos projetos educacionais que utilizam a tecnologia para melhorar a qualidade do ensino em qualquer região do Brasil. A ideia é estimular o desenvolvimento de ações de incorporação das tecnologias em atividades que melhorem o desempenho escolar dos estudantes.

Gestores

Prêmio Gestão Escolar
O concurso seleciona experiências bem-sucedidas na gestão de escolas públicas brasileiras e podem participar instituições de ensino de Educação Básica das redes públicas estaduais e municipais de todo o Brasil. Os comitês estaduais avaliam as escolas inscritas e escolhem as representantes de cada estado, em seguida são escolhidas seis que irão concorrer ao título de “Escola Referência Brasil”.

Prêmio Escola Voluntária
A premiação busca divulgar e incentivar instituições de ensino responsáveis por projetos que estimulem o trabalho voluntário entre os alunos. Para concorrer, o voluntariado deve ser realizado em uma comunidade com a participação de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental ou de qualquer série do Ensino Médio.

ONG

Prêmio Itaú Unicef
A iniciativa reconhece e estimula o trabalho de ONGs, que contribuem para a Educação integral de alunos brasileiros, em articulação com as políticas públicas de ensino e assistência social. Podem se inscritos projetos socioeducativos, de atendimento direto a crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 18 anos, planejados e executados por organizações não governamentais e sem fins lucrativos, constituídas e com sede no território nacional. Trata-se de uma ação da Fundação Itaú Social e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) que acontece a cada dois anos

Alunos

Prêmio Ciências no Ensino Médio
São premiados trabalhos de investigação científica nas diferentes áreas do conhecimento executados por alunos do Ensino Médio da rede pública, sob a supervisão de professores e gestores. Dessa forma, procura incentivar o desenvolvimento da formação científica dos jovens, por meio de projetos escolares inovadores.

Olimpíadas
De Física e Matemática a História e Biologia, o Brasil conta com Olimpíadas nas mais diversas áreas do conhecimento,voltadas à participação de estudantes. Conheça as principais delas:

Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB)

Olimpíada Brasileira de Física (OBF)

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep)

Olimpíada Brasileira de Química (OBQ)

Olimpíada de Geografia – Viagem do Conhecimento

Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro

Olimpíada Nacional em História do Brasil