Arquivo

Alunos criam horta escolar e aprendem sobre nutrição e meio ambiente

Do MEC

A professora Waléria Monteiro, da Escola Municipal Londres, localizada no bairro do Engenho de Dentro, zona norte do Rio de Janeiro, desenvolveu um projeto comunitário no qual foi criado uma horta no local, envolvendo os alunos e os professores numa atividade coletiva. O colégio atende a estudantes dos três primeiros anos do ensino fundamental.

“Pude acompanhar várias vezes, com minhas turmas, em outras escolas, o plantio, colheitas, receitas e experiências. Era gratificante para todos”, destaca a docente. A ideia é relacionar o conhecimento obtido com a prática às atividades em sala de aula, estudando, por exemplo, os diferentes tipos de solo e os benefícios das vitaminas na alimentação.

A atividade alia a prática e a teoria. O objetivo principal é colocar os alunos em contato com a natureza, tornando-os mais sensíveis e conscientes da co-responsabilidade na preservação ambiental.

Com isso, explica Waléria, os alunos poderão observar no cotidiano os conteúdos explorados em sala de aula, como os diferentes tipos de solo e os benefícios das vitaminas. A prática também pretende incentivar as crianças a consumir legumes e verduras, conscientizando-as da importância de saborear alimentos saudáveis e nutritivos.

“As crianças estão animadas e cheias de expectativas”, salienta Waléria. Cada turma ficará encarregada por um canteiro. “Aproveitamos a chuvinha que caiu por aqui e já plantamos as primeiras sementes.”

A prioridade foi para legumes e vegetais que tenham mais facilidade de germinação, para um resultado mais dinâmico. “Começaremos com alface, cenoura, tomate e pimentão, mas pensamos num futuro de plantas medicinais e outras coisas”, diz a educadora.

Leia a matéria na íntegra.