Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 6 de junho de 2013

Dados confirmam que investir em educação reduz criminalidade

Da Agência USP

Em seu doutorado em Economia Aplicada da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), a economista Kalinca Léia Becker resolveu estudar a relação entre educação e a violência, apontando como a escola pode contribuir para reduzir o crime. Foram realizados dois ensaios, um a partir da análise de dados e outro levando em conta fatores do ambiente escolar.

Bombardeada, escola da zona sul de SP chama bairro para pedir paz

Em busca de sentido

“O primeiro ensaio fornece uma análise ampla e agregada do impacto dos gastos com a educação na redução da taxa de homicídios, enquanto o segundo volta-se para dentro da escola, analisando como os vários fatores do ambiente escolar podem prevenir a manifestação do comportamento violento”, disse Kalinca.

A pesquisa aponta que para cada 1% do orçamento investido em educação, a violência diminui em 0,1%. Nas escolas com atividades extracurriculares, como esporte, artes e cultura, há uma redução de 0,96% na possibilidade de um aluno cometer um ato agressivo. E é justamente essa uma das principais sugestões do estudo: “Este é um resultado interessante, pois muitos programas de redução da violência nas escolas incluem atividades de esporte, cultura e lazer como forma de socializar a convivência e, assim, reduzir a violência”, aponta a pesquisadora.

Leia a matéria na íntegra.



As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×