Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 12 de dezembro de 2013

Escola na Bahia troca nome de ditador por guerrilheiro

Inaugurado em 1972 e batizado com o nome do presidente do Brasil à época, o Colégio Estadual Presidente Emílio Garrastazu Médici, em Salvador, terá agora o nome de Colégio Estadual Carlos Marighella. O guerrilheiro “disputou” com o geógrafo Milton Santos, também negro e baiano, uma eleição organizada por professores, pais de alunos, diretores e estudantes.

Ao todo foram 406 votos para Marighella, 128 para Santos – exilado durante o governo Médici – 25 nulos e 27 brancos. O resultado segue para a Secretaria de Educação da Bahia acompanhado de um pedido de cerimônia de reinauguração da escola.

Médici, que ocupava a Presidência da República sem ter recebido um voto, governou o Brasil entre 1969 e 1974, um dos períodos mais sangrentos da ditadura militar. O guerrilheiro e comunista baiano Carlos Marighella, considerado “inimigo número 1 da República” e ferrenho opositor do regime, foi assassinado durante o governo de Médici.

Desarmado, Marighella foi morto por 29 homens. Posteriormente, a União reconheceu que ele poderia ter sido capturado vivo e pediu perdão à sua família. A ditadura militar brasileira, que durou de 1964 até 1985, matou ao menos 400 oposicionistas, e acumula inúmeros casos de tortura. Até o presente momento, centenas ou milhares de lugares públicos, ruas e prédios oficiais continuam com nomes de ditadores e torturadores.

A diretora do colégio afirmou ao Blog do Mário Magalhães que a origem do movimento que levou à mudança do nome veio de uma exposição chamada “A vida em preto e branco: Carlos Marighella e a ditadura militar”, baseado na biografia de Marighella, escrita por Magalhães.

“[Manter estes nomes] Seria como eternizar na Alemanha reverências do tempo do nazismo ou, na Argentina, da ditadura 1976-83. Mas não existe escola berlinense Adolf Hitler ou praça portenha Jorge Rafael Videla, o ditador que principiou o ciclo genocida. Tiranos e açougueiros do passado não devem servir de exemplo aos jovens”, afirmou o jornalista.

O vídeo está disponível aqui.

Com informações do Blog do Mário Magalhães.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×