Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 31 de março de 2014

Inovação precisa chegar ao espaço público, afirma designer

Inspirado em uma abordagem centrada na produção de inovações sociais – integrando necessidades individuais e coletivas e novas possibilidades da tecnologia –, o Design Thinking é um conceito recente, que ainda está sendo testado em algumas áreas e pesquisas. Como metodologia, é fato que ele que vem motivando algumas instituições a revisarem seus processos produtivos, de forma a priorizar o trabalho colaborativo entre equipes multidisciplinares na busca por soluções inovadoras.

[stextbox id=”custom” caption=”Quem é” float=”true” align=”right” width=”250″]Carlos Teixeira é doutor em Design pelo Institute of Design, de Chicago, Estados Unidos. No Brasil, formou-se em Desenho Industrial pela PUC-Rio. É professor de design estratégico na Parsons The New School for Design, localizada em Nova Iorque, e fundador da empresa de consultoria em design estratégico ORGE Innovation Consulting. Teixeira desenvolve pesquisa e projetos de inovação que utilizam as metodologias e ferramentas de design estratégico.[/stextbox]

Leia mais
Metodologia Design Thinking chega às salas de aula

“Inovação nem sempre é criar algo novo. É a possibilidade de reconfigurar recursos e repensar o uso das ofertas para atender uma nova demanda”, explica o professor de design estratégico da Parsons The New School for Design, Carlos Teixeira.

Para ele, o maior desafio é trazer produtividade para a inovação. “Sabemos que é preciso inovar, mas ainda engatinhamos nesse processo de produção e concretização de ideias”, afirma. De acordo com Teixeira, o processo de transformar informações em ideias tem nome: ideação.

Como trazer esse conhecimento para a utilidade pública?

Para responder a essa pergunta, Teixeira usa o transporte público para mostrar que o Design Thinking e a ideação devem estar presentes na qualificação de bens públicos, já que eles são um patrimônio comum a uma sociedade e podem ser oferecidos de diversos modos.

“Quem vai produzir, distribuir, oferecer e controlar o transporte? E, acima de tudo, quem vai inovar no transporte? Ele não pode ser apenas gerenciado, ele tem que ser inovado”, defende.

[stextbox id=”custom” caption=”Antiga Fábrica de Cimento de Perus” float=”true” width=”250″]Recentemente, o Portal Aprendiz divulgou o projeto de ocupação de uma antiga fábrica de cimentos no bairro de Perus, em São Paulo. A comunidade enfrenta os interesses do antigo dono e os entraves do poder público para criar um espaço cultural e uma universidade livre e colaborativa no local. (Conheça essa experiência)[/stextbox]

Contudo, essas inovações não serviriam para nada se não integrassem as plataformas já existentes. “De que adianta um hospital cheio de novos produtos inovadores, mas com médicos que não saibam usá-los?”, provoca Teixeira.

Outra maneira de levar a inovação para o espaço público se dá, segundo ele, por meio do patrimônio físico da cidade. “Em São Paulo, o Sesc Pompéia era uma fábrica que virou um centro cultural”, lembra Teixeira. Para ele, é necessária a criação de um plano estratégico de uso e ativação desses espaços pela comunidade.

Contrariando essas possibilidades, a ideação hoje está restrita a poucos escritórios e empresas e não está sendo direcionada para o bem-estar público. “Hoje, a ideação é um bem privado, destinado àqueles que conhecem o seu potencial e podem pagar por ele. Por isso, mal sabemos onde utilizá-la no espaço público”, reflete Teixeira. “É preciso pensar em uma estrutura onde o serviço de ideação esteja disponível para a população, assim como saúde, transporte e educação.”

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×