Contra invisibilidade da população indígena, educador Leno Vidal propõe ligação entre arte e território

Recuperando os saberes e cultura da etnia pankararu, o educador Leno Vidal luta contra a invisibilidade indígena no território.

Imigrantes em periferia de São Paulo aprendem português para se integrar à cidade

Imigrantes de países como Bolívia e Venezuela contam como aprender a língua portuguesa os ajuda a enfrentar os desafios de se integrar à cidade.

Psicanalista Christian Dunker propõe relação entre escola e território contra “lógica de condomínio”

O psicanalista Christian Dunker explica a lógica do condomínio e como os laços entre escola, comunidade e cidade podem derrubar a indiferença à diferença.

UMAPAZ realiza curso para formação de agentes socioambientais urbanos

O curso da UMAPAZ o curso busca trazer a importância do protagonismo da integralidade da educação ambiental e outros saberes do território educativo.

Crianças migrantes têm direitos violados nos EUA, opina pesquisadora Lila García

Lila García explica como as medidas de detenção de crianças migrantes adotadas nos Estados Unidos fere legislação internacional de proteção à infância.

Benzedeiras do ABC mantêm vivos saberes medicinais afro-brasileiros e indígenas

Atendendo mais de 1.000 pessoas por mês, as benzedeiras do ABC (São Paulo) utilizam um arcabouço de saberes locais da cultura afro-brasileira e indígenas.

Futebol e literatura: 6 obras sobre o potencial educativo do esporte

Especialista na intersecção entre arte e futebol brasileiro, autor indica leituras que pensam o esporte para além dos campos.

Cais do Valongo é patrimônio sensível para que o Brasil não esqueça sua história escravocrata

Embora reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, Cais do Valongo sofre de abandono, denunciam ativistas e pesquisadores.

Museu virtual: uma oportunidade educativa

O museu virtual é um bom exemplo de como a tecnologia pode ampliar horizontes em ambientes educativos.

8 lições de Richard Louv sobre a relação crianças e natureza

Por Claudia Ratti Dados internacionais mostram que crianças que vivem nos centros urbanos passam 90% do tempo em ambientes fechados. Quando olhamos para o Brasil, os números apontam que 40% das nossas crianças passam apenas uma hora ou menos do …