Debate sobre extensão universitária mostra caminhos para territorializar a universidade

Márcio Tascheto levou a experiência “Univercidade Educadora” para discutir a potência de unir extensão universitária, políticas públicas e o território.

Formação discutirá o território a partir de seu potenciais educativos

Em 4 encontros, curso pretende desvelar os múltiplos territórios da cidade, incentivando que o participante descubra o potencial educativo do espaço urbano.

Dia de Aprender Brincando: a importância do brincar e da aprendizagem ao ar livre

Campanha global que acontece no dia 17 de maio, sensibilizando escolas, comunidades e pais sobre a importância de brincadeira ao ar livre.

Fórum de Educação Integral para uma Cidade Educadora debate território e democracia

“Só existirá uma democracia no Brasil no dia em que se montar a máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a escola pública”. Resgatando a fala do educador Anísio Teixeira, Natacha Costa, diretora da Associação Cidade-Escola Aprendiz, sintetizou o …

“Quando as crianças estão brincando, estão explorando o mundo”, diz ilustradora peruana Issa Watanabe

Em seminário sobre leitura e arte para 1ª infância, Issa defende pouca interferência e espaços livres de julgamento para crianças se expressarem e jogarem.

Por meio dos azulejos, ateliê de cerâmica mobiliza comunidade e transforma espaço público

Em ações conjuntas com os moradores da comunidade Vila Santa Inês, o Ateliê Azu repensa o espaço público por meio da arte e intervenção cultural.

O subterrâneo de São Paulo: conheça 9 lugares abertos à visitação

Estações inacabadas de metrô, criptas de catedrais e aquários secretos são alguns dos lugares subterrâneos que resguardam a história da capital paulista.

Cobogós e azulejos: designer mapeia afetivamente a arquitetura de Olinda

Renata Paes cria catálogo afetivo registrando elementos da arquitetura de Olinda e como ela e outros moradores se relacionam com o patrimônio da cidade.

Inscrições abertas para curso de lideranças políticas periféricas

A escola de governo, no centro de São Paulo, oferece um ano de curso gratuito para jovens de periferia que queiram impactar suas comunidades.

Parceria entre escola e museu revela a potência de um Território Educativo

Há três anos, Museu da Casa Brasileira e EMEI Dona Leopoldina trabalham juntos pela educação integral das crianças.