Grupo mapeia patrimônio cultural da Zona Leste de SP e ressignifica imaginário da cidade

Em curso no Instituto Bixiga, grupo Ururay explicou a importância de mapear o patrimônio cultural de São Paulo para muito além dos lugares centrais.

Como mapear oportunidades educativas no entorno escolar?

Confira alguns passos para tecer aproximações entre a escola e o território, propiciando atividades ao ar livre que usem o o potencial do entorno escolar.

Evento reúne práticas de educação formal e não formal que dialogam com a comunidade

Práticas de educação formal e não formal versaram sobre questões identitárias, vulnerabilidade e articulação entre escola e comunidade.

Espaços Públicos: 10 princípios para conectar as pessoas e a rua

*Texto publicado originalmente no ArchDaily, em junho de 2017. A autora é Priscila Pacheco. Entre os prédios de uma cidade, há uma rede de espaços que criam e fortalecem conexões em diferentes níveis de influência. Em um texto, eles seriam as entrelinhas: …

6 atividades para trabalhar o currículo escolar no território

*Por Claudia Ratti São muitas as possibilidades criativas para trabalhar o currículo escolar fora da sala de aula, explorando os potenciais educativos do território. Igualmente numerosos são os benefícios de dar às crianças a oportunidade de vivenciar a cidade em …

Livro leva crianças a uma jornada sobre arquitetura, espaço público e cidade educadora

Livro “Casacadabra 2 – Cidades para Brincar” convida crianças a descobrirem o potencial da cidade educadora, visitando ludicamente experiências urbanas.

Projeto valoriza patrimônio imaterial das cidades ao coletar história de seus moradores

Projeto “Moradores – A Humanidade do Patrimônio” entrevista e fotografa habitantes de cidades brasileiras, criando um acervo de patrimônio imaterial.

Livro reúne práticas escolares que promovem a relação entre criança e natureza

Práticas documentadas no livro relatam a importância da tríade escola, comunidade e cidade no incentivo do contato entre criança e natureza.

Rodas de conversa no Sesc abordam as diferentes infâncias no território

As diferentes infâncias no território são o tema deste ano do Ciclo Educar Hoje, promovido pelo Sesc São Paulo, entre 9 de maio e 13 de junho, em 8 unidades. Os encontros irão refletir sobre a diversidade no território, como …

Visando relação entre arte e educação, Instituto Tomie Ohtake monta “exposição-escola”

Exposição “Alucinações Parcias” aposta na relação entre arte e educação na construção de uma expografia em que o professor seja sujeito protagonista.