Quantos incêndios precisam ocorrer para que moradia popular no centro seja prioridade?

Coluna de especialistas, como a urbanista Raquel Rolnik, critica a falta de políticas públicas de moradia popular no centro cidade mais rica do Brasil.

Direito à moradia e construção identitária nas periferias são temas de debate

Periferias cariocas e paulistas, para além do direito à moradia, combatem as desigualdades com construção de identidade local e participação social.

O que é direito à cidade? Material faz trajetória do conceito

Pesquisadora Bianca Tavolari mostra como o encontro entre conceito e movimentos sociais alargou a concepção do termo para muito além da ocupação urbana

Artigo “Darcy no reino dos áulicos”, por José Pacheco

O educador José Pacheco recorda termos de Darcy Ribeiro para opinar sobre os “áulicos”, indivíduos que delongam a construção de uma educação democrática.

O corpo nu, a criança e o mundo: censuras e pode-não-podes no universo infantil

Se à arte em geral são imputadas tentativas de tolher o pensamento, nas obras pensadas para criança esse tipo de censura é ainda maior.

Da educação democrática para uma sociedade coletiva

“A educação democrática também se fortalece conectando com iniciativas orientadas pela e para a democracia nos outros campos da ação social”, por Helena Singer.

Democracia: a grande inovação

Em Israel, Conferência debate papel da educação na construção das democracias mundiais.

Porque as crianças aprendem mais com contos de fantasia do que com histórias realistas

Em artigo, a pesquisa Deena Skolnick revela resultado de estudos que mostram que o aprendizado das crianças é mais dinâmico quando associado à fantasia.

O que crianças do ensino fundamental podem ensinar para filósofos

“Para ver a filosofia em ação, visite uma escola”, provoca o inglês Peter Worley, que defende o diálogo filosófico no aprendizado de crianças e adultos.

A cultura cidadã como núcleo de uma Cidade Educadora

Em artigo, pesquisador colombiano análise processo de formação das cidades e aponta caminhos democráticos para construção de uma Cidade Educadora.