O corpo nu, a criança e o mundo: censuras e pode-não-podes no universo infantil

Se à arte em geral são imputadas tentativas de tolher o pensamento, nas obras pensadas para criança esse tipo de censura é ainda maior.

Da educação democrática para uma sociedade coletiva

“A educação democrática também se fortalece conectando com iniciativas orientadas pela e para a democracia nos outros campos da ação social”, por Helena Singer.

Democracia: a grande inovação

Em Israel, Conferência debate papel da educação na construção das democracias mundiais.

Porque as crianças aprendem mais com contos de fantasia do que com histórias realistas

Em artigo, a pesquisa Deena Skolnick revela resultado de estudos que mostram que o aprendizado das crianças é mais dinâmico quando associado à fantasia.

O que crianças do ensino fundamental podem ensinar para filósofos

“Para ver a filosofia em ação, visite uma escola”, provoca o inglês Peter Worley, que defende o diálogo filosófico no aprendizado de crianças e adultos.

A cultura cidadã como núcleo de uma Cidade Educadora

Em artigo, pesquisador colombiano análise processo de formação das cidades e aponta caminhos democráticos para construção de uma Cidade Educadora.

Glicério: a disputa pelo território e o potencial criativo das crianças

Educador Tiago Castro relata processo de transformação do Glicério que, partindo da imaginação e da escuta das crianças, mobiliza todo território.

Leitura deve ser o fio condutor do ensino

“Deve-se aprender a ler para aprender matemática, gramática, história, mas, sobretudo, para aprender a ser”, afirma Lacerda sobre leitura e literatura.

Uma breve história da educação e da escola

Em artigo, o psicólogo Peter Gray detalha a evolução da educação e da escola e mostra como aprendizado e brincadeira foram apartados ao longo da história.

Governo Alckmin faz manobra estatística em estudo que justifica fechamento de escola

Em artigo, professores da rede estadual expõe a fragilidade dos estudos oficiais que embasam a reorganização da educação e o fechamento de escolas.