Glicério: a disputa pelo território e o potencial criativo das crianças

Educador Tiago Castro relata processo de transformação do Glicério que, partindo da imaginação e da escuta das crianças, mobiliza todo território.

Leitura deve ser o fio condutor do ensino

“Deve-se aprender a ler para aprender matemática, gramática, história, mas, sobretudo, para aprender a ser”, afirma Lacerda sobre leitura e literatura.

Uma breve história da educação e da escola

Em artigo, o psicólogo Peter Gray detalha a evolução da educação e da escola e mostra como aprendizado e brincadeira foram apartados ao longo da história.

Governo Alckmin faz manobra estatística em estudo que justifica fechamento de escola

Em artigo, professores da rede estadual expõe a fragilidade dos estudos oficiais que embasam a reorganização da educação e o fechamento de escolas.

Escola: Ensino Médio deve valorizar lado “infantil” do aluno

“Muitas vezes a escola como conhecemos tem exercido o triste papel de aniquilar habilidades inatas”, afirma o jornalista e educador Alexandre Sayad.

Ensino médio: aula no boliche esclarece conceitos de física

Professor de Londrina, no Paraná, desenvolve projeto com alunos para ensinar conceitos como velocidade média e leis de Newton

Avenida Paulista para as pessoas: uma demanda da sociedade civil

Ao contrário do que o Ministério Público Estadual aponta, a proposta da Paulista Aberta aos domingos surgiu de uma demanda da sociedade civil e tem ampla aprovação.

Amplificar as vozes das ruas para garantir os direitos dos usuários de drogas

Observatório Vozes da Rua vai coletar denúncias e dar visibilidade à realidade da população em situação de rua e usuários de drogas em São Paulo.

EUA enxergam educação midiática com nitidez e complexidade

“Alfabetização da mídia se prova algo complexo e não maniqueísta”, afirma Sayad.

Boas notícias, por José Pacheco

Em muitas escolas portuguesas e brasileiras, uma rede de projetos discretamente se prefigura, esboçando novas construções sociais de aprendizagem.