Carta para o meu amigo Rubem

Quem nos governa proclamou que seremos uma “pátria educadora”. Resta saber qual é a educação que os governantes têm em mente.

Porque Ferguson está em estado de emergência há anos

O desejo de que os protestos parem e que as coisas voltem ao “normal” esquecem que o “normal” é o que causou os protestos em primeiro lugar.

André Gravatá: O lugar onde você está agora

O colunista André Gavatá reflete sobre como criar outras identidades para os espaços públicos da nossa rotina.

Por uma educação integral

Michel Metzger analisa os desafios a serem encarados na construção de um novo paradigma para a educação brasileira.

Educação segue sem liderança, projeto ou sonho

Alexandre Sayad analisa como a educação desapareceu dos debates eleitorais, deixando o Brasil mais uma vez sem um projeto de mudança.

A política contra o povo: o veto ao decreto de participação social

Por Cármen Paz A capa da Folha de S. Paulo de hoje (29/10) estampa: “Câmara impõe 1ª derrota de Dilma após a reeleição”. A derrota imputada à Dilma, dois dias após as eleições da qual saiu vitoriosa, é o veto …

Cidade e imprensa no Brasil: como o debate urbano sumiu da mídia em 2014

Fernanda Regaldo, Renata Marquez, Roberto Andrés e Wellington Cançado* Junho de 2013 viu explodir, além de bombas nas avenidas, a discussão sobre serviços públicos e condições de vida nas cidades brasileiras. Foi como se o país se desse conta, de …

Eleições: uma oportunidade para exigir compromissos na educação

A eleição em dois turnos acirra a tendência de polarização do debate político, uma vez que restam apenas dois candidatos e é preciso marcar as diferenças na disputa pelos votos. É uma pena quando a polarização se restringe ao caráter …

Cadê os professores?

Quando a autonomia da Escola da Ponte foi questionada pelo ministério de educação de Portugal, as universidades portuguesas, os sindicatos de professores, movimentos sociais reagiram.

O futuro da escola está no “contraturno”

Há um desafio ululante maior: como transformar o chamado contraturno na escola em si. E reduzir o tempo de sala de aula, mas não o de envolvimento do aluno com o conhecimento.