“A arquitetura escolar responsiva só é possível a partir da conversa entre os sujeitos que habitam esse espaço”

A arquiteta Giselle Arteiro reflete sobre a importância de que a arquitetura escolar seja responsiva, não só ao sujeito, mas também a comunidade e a cidade.

Encontro discute papel da escola na inclusão de crianças e adolescentes imigrantes

O papel da escola e das políticas públicas para a proteção dos direitos das crianças e adolescentes imigrantes serão o tema do seminário de encerramento do projeto Tendas de Cidadania para Crianças e Adolescentes Imigrantes, desenvolvido pelo Centro de Direitos …

Virada Sustentável 2018 recebe inscrições de projetos em prol da sustentabilidade

Com atrações sustentáveis e diversas em múltiplos pontos de São Paulo, Virada Sustentável revela potencial educador da cidade.

Cascais, em Portugal, se constitui como cidade educadora por meio da participação social e juvenil

Vila portuguesa tece políticas públicas a partir de participação ativa dos moradores nas decisões orçamentárias e da presença de ativismo juvenil.

Babaçu: da floresta para a merenda

Por Roberto Almeida, jornalista do ISA Um vatapá no Xingu pode ser feito assim. Primeiro aqueça o dendê, refogue os temperos e acrescente o frango desfiado. Vá mexendo bem até lançar a novidade: farinha do coco babaçu diluída no leite. …

A violência como estratégia de inibição da participação social

Como defensores de direitos humanos mantém e incentivam a participação social em seus territórios, ainda que cercados por violência e ausência do Estado.

Ser mulher em São Paulo é viver com medo, mostra pesquisa

Lançada pela Rede Nossa São Paulo, pesquisa revela que 25% das mulheres com mais de 16 anos já sofreu algum assédio no transporte coletivo.

Vitória (ES) sedia o VII Encontro Nacional de Cidades Educadoras

Evento convidará cidades educadoras do Brasil e do mundo a compartilhar experiências inspiradoras em mobilidade urbana e combate à violência.

Bienal de educação em arquitetura discute participação das crianças no espaço público

Evento internacional reúne debates e exposições de projetos educativos onde a criança transforma espaços públicos de escolas, bairros ou cidades.

O que faz de Horizonte, Ceará, a única cidade educadora do Nordeste

Ao desenvolver um programa de Cidade Educadora, município olha práticas já existentes no território, como valorização do patrimônio e escuta das crianças.