Conferência internacional abordará relação criança e cidade

De 24 a 26 de setembro, a cidade de Viena, na Áustria, recebe a 9ª Child in the City World Conference (Conferência Internacional Criança na Cidade, em tradução livre), um dos principais eventos do mundo sobre políticas e pesquisas voltadas …

Jane Jacobs e a humanização da cidade

*Artigo de Martín Marcos, publicado originalmente no ArchDaily. Jane Jacobs, genial urbanista e ativista social, conhecida por seu livro “Morte e vida das grandes cidades” (1961), mudou definitivamente a forma de observar e analisar os fenômenos urbanos. O projeto Jane Jacobs Walk …

“A educação sozinha não resolve a exclusão escolar”, afirma Ítalo Dutra da UNICEF

Estratégia “Busca Ativa Escolar” percorre o território e trabalha com a comunidade para combater a exclusão escolar.

Edital contempla projetos voltados para a garantia dos direitos da criança e adolescente

Visando a garantia dos direitos de crianças e adolescentes, o Itaú Social lança o Edital FIA para destinar recursos ao Fundo da Infância e Adolescência (FIA). Os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de todo o País, …

Como a arquitetura escolar dialoga com a educação integral?

A arquitetura escolar e a maneira como ela se relaciona com o território dialoga diretamente com os princípios da educação integral.

Barcelona aposta em habitação social na luta contra gentrificação

Proposta prevista em lei municipal garante que habitação social seja construída no centro da cidade catalã, impedindo sua gentrificação.

O futebol de várzea em São Paulo e o direito à cidade

Como o futebol de várzea, que se originou nas margens dos rios paulistanos, comunga comunidade e território dentro da prática esportiva.

Participação no futebol como direito de todos e todas

Iniciativas de grupos de mulheres, negros e LGBT lutam para tornar a participação no futebol brasileiro um direito de todos e todas.

EUA: política de encarceramento impacta desenvolvimento integral de crianças migrantes

Ativistas e pesquisadoras apontam que a medida que separou crianças migrantes de seus pais terá consequências danosas em seu desenvolvimento integral.

Coletivo “Escola Sem Muros” usa arquitetura participativa para ativar territórios educativos

Coletivo “Escola Sem Muros” aposta da arquitetura participativa para ativar territórios educativos que façam sentido para suas comunidades.