“A educação sozinha não resolve a exclusão escolar”, afirma Ítalo Dutra da UNICEF

Estratégia “Busca Ativa Escolar” percorre o território e trabalha com a comunidade para combater a exclusão escolar.

Edital contempla projetos voltados para a garantia dos direitos da criança e adolescente

Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de todo o País podem inscrever suas propostas até o dia 3 de agosto.

Como a arquitetura escolar dialoga com a educação integral?

A arquitetura escolar e a maneira como ela se relaciona com o território dialoga diretamente com os princípios da educação integral.

Barcelona aposta em habitação social na luta contra gentrificação

Proposta prevista em lei municipal garante que habitação social seja construída no centro da cidade catalã, impedindo sua gentrificação.

O futebol de várzea em São Paulo e o direito à cidade

Como o futebol de várzea, que se originou nas margens dos rios paulistanos, comunga comunidade e território dentro da prática esportiva.

Participação no futebol como direito de todos e todas

Iniciativas de grupos de mulheres, negros e LGBT lutam para tornar a participação no futebol brasileiro um direito de todos e todas.

EUA: política de encarceramento impacta desenvolvimento integral de crianças migrantes

Ativistas e pesquisadoras apontam que a medida que separou crianças migrantes de seus pais terá consequências danosas em seu desenvolvimento integral.

Coletivo “Escola Sem Muros” usa arquitetura participativa para ativar territórios educativos

Coletivo “Escola Sem Muros” aposta da arquitetura participativa para ativar territórios educativos que façam sentido para suas comunidades.

“Mulheres Caminhantes” aborda direito à cidade na perspectiva de mulheres diversas

Criado por uma rede múltipla de mulheres, o diagnóstico trouxe dados sobre direito à cidade na área de segurança, mobilidade e representatividade.

Encontro em São Paulo discute conexões entre literatura periférica e universidade

Evento, que conta com participação de poetas como Sérgio Vaz, discute a importância de discutir e promover literatura periférica dentro da academia.