Mais Lidas

Direito à cidade: qual foi o papel dos jovens nas manifestações de 2013?

As arquitetas Dayana Araújo e Andresa Ledô analisam como a juventude paulistana reivindicou a pauta de direito à cidade nas manifestações de 2013.

5 artistas africanos para pensar arte, território e ancestralidade

A produtora cultural Claudia Garcia lista cinco artistas africanos que podem ser debatidos em espaços como salas de aula e cursos de arte.

Psicanalista Christian Dunker propõe relação entre escola e território contra “lógica de condomínio”

O psicanalista Christian Dunker explica a lógica do condomínio e como os laços entre escola, comunidade e cidade podem derrubar a indiferença à diferença.

Contra invisibilidade da população indígena, educador Leno Vidal propõe ligação entre arte e território

Recuperando os saberes e cultura da etnia pankararu, o educador Leno Vidal luta contra a invisibilidade indígena no território.

“A arquitetura escolar responsiva só é possível a partir da conversa entre os sujeitos que habitam esse espaço”

A arquiteta Giselle Arteiro reflete sobre a importância de que a arquitetura escolar seja responsiva, não só ao sujeito, mas também a comunidade e a cidade.

Biblioteca comunitária é ponte entre literatura e território

Nascida dos anseios do território e construída com e para a comunidade, biblioteca comunitária propõe a bibliodiversidade para encantar leitores e leitoras.

Benzedeiras do ABC mantêm vivos saberes medicinais afro-brasileiros e indígenas

Atendendo mais de 1.000 pessoas por mês, as benzedeiras do ABC (São Paulo) utilizam um arcabouço de saberes locais da cultura afro-brasileira e indígenas.

Como mapear oportunidades educativas no entorno escolar?

Confira alguns passos para tecer aproximações entre a escola e o território, propiciando atividades ao ar livre que usem o o potencial do entorno escolar.

8 lições de Richard Louv sobre a relação crianças e natureza

Por Claudia Ratti Dados internacionais mostram que crianças que vivem nos centros urbanos passam 90% do tempo em ambientes fechados. Quando olhamos para o Brasil, os números apontam que 40% das nossas crianças passam apenas uma hora ou menos do …

O futebol de várzea em São Paulo e o direito à cidade

Como o futebol de várzea, que se originou nas margens dos rios paulistanos, comunga comunidade e território dentro da prática esportiva.