Proposta

A educação no Brasil ainda enfrenta problemas.  Analfabetismo, baixos índices de aprendizado, distorção idade-séria elevada e evasão escolar são algumas das dificuldades que o cenário apresenta. Além de problemas na escola, muitas crianças, adolescentes e jovens no país ainda vivem em contexto de vulnerabilidade social, como violência doméstica, condições precárias de moradia, riscos ligados à violência urbana, saúde, trabalho infantil, exploração sexual, que afetam diretamente o seu desenvolvimento.

Neste cenário, o Portal Aprendiz identifica a educação integral como um potente instrumento de transformação da sociedade e entende que a cidade é um espaço repleto de oportunidades educativas capazes de promover, em conjunto a outros espaços formadores, o desenvolvimento integral dos indivíduos. Por meio da articulação de diferentes agentes sociais, políticas públicas e iniciativas comunitárias, o site acredita que é possível criar redes que proporcionem esse desenvolvimento.

Assim, as oportunidades educativas que as cidades oferecem constituem o principal foco das reportagens publicadas no site. Iniciativas, pessoas, organizações e políticas públicas que fazem dos territórios lugares mais educadores, inteligentes, sustentáveis, criativos, inclusivos e democráticos são alguns dos assuntos abordados.

A nova proposta reforça a premissa de colaboração dos leitores, assumindo o site como um espaço democrático de debate.  Para isso, a plataforma conta com a participação de seus usuários: são bem-vindos textos, imagens e conteúdos que discutam e promovam a educação integral na cidade. A partir dessas estratégias, o Portal Aprendiz espera estimular a reflexão e o engajamento social na construção de uma educação plural, que transcenda os muros da escola, e garanta a aprendizagem contínua e o pleno desenvolvimento dos sujeitos.