Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 5 de novembro de 2012

“Questões eram longas e exaustivas”, afirma estudante que fez o Enem

Com questões extensas e trabalhosas, a prova do Enem 2012, aplicada nos dias  3 e 4 de novembro em todo o Brasil, foi considerada cansativa, embora alguns exercícios – sobretudo os de matemática – tenham sido apontados como “fáceis” de resolver.

Para Tainara Carfane, 19 anos, do município de Planalto, interior do estado de São Paulo, candidata ao curso de Medicina, não foi o grau de dificuldade das questões de História e Português que complicou a resolução da prova, mas a extensão. “Além de grandes, os textos exigiram uma leitura mais crítica. Em literatura também, eram questões longas e exaustivas”, afirma.

Avaliação semelhante teve Anália Mendonça, 16 anos, de Fortaleza, Ceará. Candidata ao curso de Engenharia Civil, ela diz que além de mais trabalhosas do que as da versão do ano passado – quando se inscreveu apenas para “conhecer a prova” –, as questões tinham uma “linguagem bem mais complexa, com um nível de leitura mais alto dos textos”, tornando a realização do exame “mais cansativa”.

Ela também identificou as questões de matemática como mais fáceis e acredita que houve menos exercícios de atualidades do que na edição de 2011. “O que caiu de atualidades estava presente nas questões de filosofia”, notou.

[stextbox id=”custom” caption=”Enem 2012″ float=”true” align=”right” width=”250″]O primeiro dia de exame foi reservado para Ciências Humanas e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias. No domingo, a prova centrou-se em Linguagens e Matemática e Suas Tecnologias, além da redação.[/stextbox]

A vendedora Bárbara Bastos, 24 anos, de São Paulo, presta o Enem em busca de uma vaga para psicologia. Para ela, o primeiro dia, com conteúdos tirados das disciplinas Biologia, Física, Química, História, Geografia, Filosofia e Sociologia, foi muito mais “difícil, com textos longos e cansativos”.  De todas as disciplinas, segundo ela, a mais exigente foi Física.

Com questões mais diversificadas e temas mais misturados, cobrando conteúdos de todos os anos do ensino médio. Esta foi a percepção que Nathália Beatriz, 16 anos, de Porto Alegre, teve da prova. Ela é candidata a uma vaga em Odontologia.

Ela destaca o caráter transdisciplinar da prova, uma marca do Enem. “Tinham questões de geografia que abordavam biologia, por exemplo”, diz.

Outra característica foi a cobrança de conteúdos bastante específicos de cada disciplina, segundo a candidata Sabrina Ferro, 17 anos, de Promissão, cidade do interior paulista. Concorrente a uma vaga no curso de Direito, ela diz que “embora as  questões que abordavam química e matemática estivessem mais fáceis, Português foi mais difícil, com questões mais elaboradas e que exigiam do aluno não apenas interpretação, mas um conhecimento a mais dos conteúdos”.

Com 90 testes de múltipla escolha por dia, mais a redação no domingo, os candidatos tiveram à disposição 4h30 no sábado e 5h30 no domingo para resolver o exame. Ao todo, compareceram 4,1 milhões de alunos nos 15.076 locais de provas localizados em 1.615 municípios do país. O índice de abstenção chegou a 27,9%.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×