Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 14 de janeiro de 2013

Sou + SP De Bicicleta: Projeto prevê 400km de vias para ciclistas

por

Por EcoD

Terra da garoa, maior cidade e centro industrial do Brasil, São Paulo também costuma ser conhecida por seus extensos engarrafamentos, mas uma promessa do novo prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), pode valorizar mais os ciclistas nos próximos anos, caso seja cumprida, graças a construção de 400km de vias para as bicicletas até 2016.

Intitulado Sou + SP De Bicicleta, o documento foi elaborado juntamente com o cicloativista Henrique Boney, e a versão para internet foi disponibilizada pelo ex-vereador Chico Macena, atual secretário das subprefeituras de São Paulo.

De acordo com o projeto, Haddad promete criar novos bicicletários na cidade, a fim de acabar com uma cena comum na capital paulista: a falta de vagas para ciclistas. O prefeito quer instalar paraciclos públicos nos pontos de ônibus da periferia e construir bicicletários nos terminais e nas estações de trem e de metrô. Ele também pretende reservar vagas para ciclistas em determinadas regiões da metrópole.

Outro plano que consta no documento é a criação de um serviço de compartilhamento de bicicletas integrado aos meios de transporte público. Com o novo sistema, o ciclista poderá alugar as bicicletas públicas utilizando o Bilhete Único para controlar os empréstimos.

Leis e verbas

A Prefeitura também promete criar um órgão vinculado à Secretaria Municipal de Transportes (SMT) para coordenar o sistema cicloviário da cidade. A organização deverá regulamentar leis que determinem as diretrizes de mobilidade por bicicletas.

O plano de metas afirma que as verbas destinadas para as melhorias são responsabilidade da Prefeitura de São Paulo, e que será utilizado um percentual do Fundo Municipal de Transporte. Haddad também promete articular a rede cicloviária com os municípios vizinhos, viabilizando melhores condições para as viagens intermunicipais.

Durante sua gestão, Haddad também pretende reativar o Centro para Educação de Ciclistas da CET. Consta no plano de metas a realização de uma campanha de educação no trânsito em defesa das bikes, conscientizando os motoristas sobre o respeito ao ciclista.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×