Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 28 de fevereiro de 2013

Computador não diminui importância do professor na escola, diz especialista

por

Da Agência Câmara

O diretor-executivo da Fundação Lemann, Denis Mizne, afirmou, nesta quarta-feira (27), que a utilização de computadores em sala de aula não diminui a importância do professor. O especialista, a convite da Frente Parlamentar Mista da Educação e da Comissão de Educação e Cultura, ministrou palestra sobre o papel da gestão e da inovação na aprendizagem dos alunos brasileiros.

Atualmente, a fundação implementa um projeto com ferramentas de ensino individualizado, por meio do computador, a 6.000 alunos de 3º, 4º e 5º anos da rede pública de seis cidades de São Paulo e do Paraná. A iniciativa já traduziu para o português mais de mil vídeos da organização Khan Academy sobre tópicos de química, física, biologia e matemática – todos disponíveis pela internet.

Pelo método desenvolvido, os alunos fazem exercícios sobre as diferentes disciplinas no computador. Depois, um software, a partir dos erros mais comuns, apresenta vídeos explicativos a respeito dos itens mais problemáticos. Conforme Mizne, nesse processo, o docente deve atuar com um “maestro”, que identifica as potencialidades dos estudantes. “Alguns alunos reagem melhor ao game; outros ao método tradicional. Acho mais fácil imaginar que o professor vai aprender a ser esse maestro do que acreditar que ele precisa saber tudo, resolver todos os problemas e ter todo o peso da educação nas costas dele”, argumentou.

Otimizar o tempo
Segundo Mizne, atualmente, 40% da duração das aulas são perdidas com chamada, atrasos e recados, e a tecnologia, além de melhorar o ensino, otimiza o uso do tempo. Ele ressaltou ainda que a Prova Brasil 2011, pesquisa divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), indica evolução no ensino da matemática, mas os números ainda são muito baixos. Apenas 33% dos alunos concluem a quinta série sabendo o conteúdo. Para reverter esse quadro, apontou o estudioso, o uso da tecnologia pode ser um grande aliado.

O presidente da frente parlamentar, deputado Alex Canziani (PTB-PR), destacou a relevância da palestra para aprofundar os debates sobre o assunto no Congresso. “Certamente, essa explanação nos auxiliará na discussão de políticas públicas e na apresentação de projetos de lei”, ressaltou.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×