Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 18 de abril de 2013

Unicamp disponibiliza Cadernos Pagu

por

Patrícia Rehder Galvão: escritora e militante brasileira

Por Camila Caringe

O Núcleo de Estudos de Gênero Pagu, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é um centro interdisciplinar que fomenta pesquisas direcionadas para a produção e disseminação de conhecimento em torno das questões de gênero.

Criada em 1993, a publicação semestral Cadernos Pagu divulga reflexões, artigos e conclusões de pesquisas em diversos temas, como trabalho, educação, violência, sexualidade, raça, família, literatura, teorias feministas e teorias de gênero.

Os dados e contribuições podem oferecer subsídios para a atuação de organizações não governamentais e governamentais, que atuem com a temática de políticas públicas de gêneros, e interessados que reflitam livremente sobre a problemática.

A escritora paulista Patrícia Rehder Galvão, a Pagu, nasceu em 9 de junho de 1910, em São João da Boa Vista, no interior de São Paulo. Aos 20 anos, militante, incendiou o bairro do Cambuci em protesto contra o governo provisório.

Aos 21, tornou-se a primeira mulher presa no Brasil por motivos políticos. Ela havia se manifestado num comício. Logo ganhou o título informal de diva do antropofagismo, cerne do movimento modernista brasileiro.

Para saber mais sobre a biografia da escritora e outras personalidades femininas, acesse a página Mulheres do Brasil.

Todas as edições dos Cadernos Pagu lançadas até o momento estão disponíveis online na página do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×