Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 14 de maio de 2013

Corte de gastos sufoca educação pública em Portugal

Do New York Times para a Folha de S. Paulo

Há dois anos, o governo português recebeu um empréstimo de emergência de US$ 100 bilhões de dólares do Fundo Monetário Internacional (FMI), do Banco Central Europeu e da Comissão Europeia para aliviar os efeitos da crise. Desde então, cerca de 15 mil professores perderam seus empregos e o quadro promete piorar: em relatório o FMI chama o sistema educacional português de ineficiente e pede o corte de mais 60 mil empregos na rede pública.

Professores estaduais encerram greve em São Paulo

Tais medidas têm gerado revolta em Portugal, que não sabe até onde aguentará as reduções nos gastos sociais. Por necessidades de contenção fiscal, a maior parte das demissões aconteceu entre professores jovens e recém-contratados, jogando uma geração inteira de docentes no desemprego. Chamados de “classe privilegiada” pelo FMI, movimentos de demitidos contestam a afirmação e acusam os fundos internacionais de não se preocupar com o bem-estar da população, apenas em recuperar mercados.

A educação em Portugal já vivia uma conjuntura preocupante, mas mostrava sinais de recuperação nos últimos anos. Apesar dos 63% de portugueses sem ensino secundário completo, a taxa de abandono – a maior da União Europeia em 2005 com 39% – havia recuado para 21% em 2011. Mas, impedido de fazer cortes no funcionalismo público por uma decisão do tribunal supremo de Portugal, o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho deverá seguir fazendo ajustes no setor, o que deve agravar ainda mais a situação.

Leia matéria na íntegra


As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×