Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 4 de junho de 2013

Apenas 0,6% das escolas brasileiras possui estrutura completa

por

Da Agência Brasil

Estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) partindo de dados do Censo Escolar de 2011 com mais de 194.932 escolas públicas, privadas, urbanas e rurais, mostra que apenas 0,6% delas tem estrutura considerada avançada, ou seja, com sala de professores, biblioteca, laboratório de informática, quadra esportiva, parque infantil, laboratório de ciências e dependências adequadas para estudantes com necessidades especiais.

A escola frente às questões do dia a dia

Internet chega a 93% das escolas do Brasil

A grande maioria (84,5%) tem apenas estrutura elementar (água, banheiro, energia, esgoto e cozinha) ou básica (água, banheiro, energia, esgoto, cozinha, sala de diretoria e equipamentos como TV, DVD, computadores e impressora). As desigualdades regionais também se aplicam, com o Nordeste com a maior porcentagem com estrutura elementar (71%) enquanto o Sul figura com 19,8%.

As rurais são as que mais sofrem com a falta de estrutura, com 82,5% das unidades apenas com a estrutura elementar, contra 18,3% das escolas urbanas. José Soares Neto, um dos autores da pesquisa, espera que os resultados ajudem o Brasil a orientar o investimento em educação. “A criança, quando chega à escola, tem que ter equipamentos, conforto do ambiente para se concentrar, se dedicar aos estudos e ao aprendizado. O professor precisa de equipamento para desenvolver o trabalho dele”, afirmou o pesquisador.

Leia matéria na íntegra.



As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×