Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 30 de julho de 2013

Educação integral pode chegar até 60 mil escolas em 2014, diz Dilma

por

[stextbox id=”custom” caption=”O que é educação integral?” float=”true” align=”right” width=”250″]Podemos definir o conceito de educação integral a partir de um dito que diz que “para educar uma criança, é preciso uma aldeia inteira.” Afinal, somos todos sujeitos completos, totais, com as mais diversas características, necessidades e possibilidades de aprendizagem ao longo da vida. O conceito da educação integral dialoga diretamente com a proposta de cidades educadoras, proposta em que territórios – urbanos ou rurais – têm sua gestão inteiramente voltada para garantir o desenvolvimento integral de seus habitantes. [/stextbox]

O programa Mais Educação, que leva educação integral para as escolas públicas brasileiras, foi tema do programa Café com a Presidenta. Dilma Roussef aproveitou a oportunidade para divulgar dados do programa e apontar metas, como levar o programa para até 60 mil escolas em 2014. “ E a nossa prioridade tem sido as escolas onde estão as crianças mais pobres, que são aquelas que recebem o Bolsa Família”, declarou a presidenta que lembrou que 32 mil escolas do Mais Educação tem seus estudantes originários de família que recebem o benefício.

Leia mais
Guia ajuda municípios a pensar políticas de educação integral
Professor comunitário amplia relação da escola com a cidade

O programa que recebeu neste ano um investimento de R$ 1,8 bilhão, chega em 49.300 escolas públicas do país, sendo que 19.700 são no campo. Na zona rural, as práticas de aprendizado vão de encontro com a realidade dos estudantes. “Além do acompanhamento pedagógico obrigatório em português e matemática, os alunos ainda têm atividades ligadas à realidade do campo, à realidade da agricultura, que ampliam os seus conhecimentos e suas habilidades. Enquanto participa, por exemplo, do cultivo de uma horta, a criança aprende noções de ciência, o que deixa a aula muito mais interessante, porque ela consegue ver, na prática, aquilo que está aprendendo” disse a presidenta.

Roussef destacou a importância de atividades artísticas e esportivas na consolidação de uma política de educação integral, além de citar o reforço de aprendizado em ciências, história, geografia, português e matemática como responsáveis pro avanços no Ideb. “Elas [as crianças] participam de atividades ligadas à arte: teatro, dança, música, que estimulam, como você sabe, a criatividade, o que é muito importante para uma educação integral”, afirmou.

Como exemplo do Mais Educação, foi citado o exemplo da Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva, de Palmas (TO), que participa do programa há quatro anos e oferece atividades complementares para mais de 468 estudantes do segundo ao sétimo ano. Após o programa, com oficinas de letramento, reforço e atividades recreativos, anota do Ideb foi de 4,7 em 2007 para 8,0 em 2011. “É uma evolução fantástica, que motivou alunos, professores e toda a comunidade”, concluiu Dilma.



As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×