Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 13 de agosto de 2013

UFSC propõe curso de Licenciatura em Educação Quilombola

Da Revista Diálogos do Sul

A Universidade Federal de Santa Catarina pode ter em breve um curso de Licenciatura em Educação Quilombola. A instituição, que já possuir um curso de Licenciatura Indígena desde 2011, recebeu e aprovou a proposta, elaborada pelo Movimento Negro Unificado de Santa Catarina (MNU/SC), pelo  Coletivo de Professores e Professoras das Comunidades Quilombolas de Santa Catarina e pelo Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas da UFSC (NUER).

Leia mais
MEC define diretrizes para a educação básica quilombola
Superar analfabetismo nas comunidades rurais é um dos principais desafios do campo, diz ONG

A criação foi aceita pela Pró-reitoria de Graduação e nos próximos meses terá seu currículo montado por um Grupo de Trabalho. Depois, seguirá para aprovação do Ministério da Educação e do Conselho Universitário da Universidade. Estimativas recentes revelam que hoje existem espalhadas pelo país em torno de 3 mil comunidades remanescentes de quilombos. A formação quilombola, composta por negros que fugiam da situação de escravidão, foi regulamentada em 2003, pelo decreto federal nº4887. Até o presente momento, 1500 comunidades foram certificadas pela Fundação Cultural Palmares e pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).

O curso, inédito no país, deverá dialogar com as diretrizes curriculares nacionais para a educação quilombola e com a lei federal 10.693/03, que incluiu o ensino da história afro-brasileira e africana nas escolas do país. “Trata-se de viver e falar que história é essa, de preconceito e exclusão, vivida pelos negros. A presença negra teve um papel fundamental na economia da região sul em várias frentes, contribuição que nunca foi efetivamente reconhecida”, afirma Raquel Mombelli, do NUER.

Leia matéria na íntegra.



As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×