Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 14 de agosto de 2013

Professor aponta relação entre educação e pobreza

por

da Exame

O pesquisador norte-americano Martin Carnoy, da Escola de Educação de Stanford, afirmou na quarta-feira, 14/8, em evento promovido pelo Centro Lemann para o Empreendedorismo e Inovação na Educação Brasileira, que enquanto houver pobreza no país, não será possível atingir uma educação de excelência. Para ele, todo dinheiro do mundo não será capaz de transformar a educação sem uma mudança profunda na sociedade como um todo.

Leia mais
Desigualdade é a origem dos problemas de São Paulo, aponta estudo
Apenas 0,6% das escolas brasileiras possui estrutura completa

Carnoy considera que a presença de crianças em situação de pobreza piora o sistema como um todo e que consertar a desigualdade de um país pela educação é o caminho mais caro, mas segundo o pesquisador, que estuda educação brasileira desde 1960, deveria começar por um ensino de qualidade e inventivo desde a educação infantil.

“Os sistemas educacionais estão profundamente mergulhados e conectados com as sociedades em que estão inseridos. Se a sociedade vai mal, a educação vai também”, diz o professor que acredita que mudanças fundamentais precisam ser puxadas por uma transformação na sociedade e é necessário oferecer boas condições de saúde, nutrição e segurança.

O pesquisador também não acredita que tablets e computadores possam sanar as deficiências do sistema educativo. “Não há tecnologia que substitua um bom professor e não há um bom sistema educacional sem bons professores”, conclui.

Leia matéria na íntegra.



As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×