Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 15 de agosto de 2013

Seis documentários sobre alternativas na educação

[stextbox id=”custom” float=”true” align=”right” width=”250″]Diferentemente de outros gêneros audiovisuais, como filmes de ficção e reportagens jornalísticas, os documentários têm como característica marcante o seu caráter autoral, sendo muitas vezes definido como uma construção singular da realidade observada por seus autores.[/stextbox]

O Portal Aprendiz selecionou seis documentários – nacionais e internacionais – sobre educação. Alguns podem ser vistos na íntegra, outros apresentam apenas os trailers. Eles contam histórias que envolvem novas experiências de aprendizagem e metodologias alternativas ao sistema escolar formal.

A Educação Proibida

A Educação Proibida é um documentário que questiona as lógicas da escolarização moderna e a forma de entender a educação, revelando diferentes experiências educativas não convencionais de oito países.

O documentário lança um debate de reflexão social sobre as bases que sustentam a escola. Financiado coletivamente, o filme teve lançamento mundial simultâneo.

Assista ao filme na íntegra (em inglês, com legendas em português):

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=n9KeDTMEYSE[/youtube]

Quando sinto que já sei

O documentário Quando sinto que já sei pretende levantar uma discussão sobre o atual momento da educação no Brasil. “Decidimos explorar novas maneiras de aprender que estão surgindo e se consolidando no país, baseadas na participação e na autonomia de cada pequeno ser humano”, escreveu um dos diretores, Antonio Sagrado Lovato.

O documentário conta com cerca de 50 entrevistas com crianças e jovens que estudam em escolas com modelos educativos inovadores, além de conversas entre pais, educadores, professores, diretores de sete projetos educativos que apontam novos caminhos para a educação brasileira.

Assista ao trailer:

[vimeo]http://vimeo.com/63317308[/vimeo]

Schools of trust [Escolas da Confiança, tradução livre]

Schools of trust é um documentário sobre escolas democráticas, aquelas que valorizam as escolhas dos alunos. O alemão Thomas Möller, junto com um amigo educador, viajou pela Alemanha, Holanda, Israel, Porto Rico e Brasil para produzir o documentário, que ainda não foi oficialmente lançado.

“O maior objetivo deste projeto é mostrar para as pessoas que existem alternativas para o sistema escolar formal – e queremos mostrar que essas iniciativas podem funcionar, e por que elas podem funcionar”, contou o diretor em entrevista ao site Educ-ação.

Assista ao trailer:

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=AQZev-QX1EU#at=160[/youtube]

Waiting for Superman [Esperando pelo Super-Homem, tradução livre]

O documentário Waiting for Superman revela os problemas do sistema educacional público nos Estados Unidos. Ele aponta as falhas das escolas dos ensinos fundamental e médio e mostra alternativas à esses fracassos, como o exemplo das “charter schools” – escolas públicas financiadas pelo setor público e privado que têm maior autonomia em relação às escolas públicas tradicionais.

Assista ao filme na íntegra (em inglês sem legendas):

[vimeo]http://vimeo.com/20095459[/vimeo]

Paulo Freire – Contemporâneo

O documentário Paulo Freire – Contemporâneo foi lançado 10 anos após sua morte e é um relato biográfico, que mostra como as ideias do educador sobre pedagogia revolucionaram a educação no Brasil e permanecem atuais. O filme, que resgata o método de alfabetização do educador, conta com entrevistas de familiares, pedagogos e do próprio Paulo Freire.

Assista ao filme na íntegra:

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=EzjY0x37E88[/youtube]

Guarani – Povo da Mata e da universidade

O minidocumentário acompanha o dia de Karay Tataendy, cacique da aldeia Mymba Roká e aluno do curso de Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica, na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). O curso pretende formar professores indígenas capacitados a compreender questões relacionadas à territorialidade e ao bioma da mata atlântica, além de ressaltar a importância da manutenção das tradições e da língua indígena.

Karay Tataendy é um dois 100 indígenas dos estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro que participam da iniciativa.

Assista ao filme na íntegra:

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=1w4hxpuzyE4[/youtube]

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×