Criar na cidade

Cidades Sustentáveis reúne dados de 242 municípios

Reunir dados relevantes sobre saúde, educação, cultura, mobilidade e meio ambiente de diversos municípios brasileiros – esse é o objetivo do Programa Cidades Sustentáveis, site que disponibiliza indicadores ligados a essas áreas. Ao todo, 242 prefeituras participam do programa.

Iniciativa da Rede Nossa São Paulo e do Instituto Ethos, o plano de lançar o Cidades Sustentáveis começou durante a campanha eleitoral de 2012. Mais de 650 candidatos a prefeito assinaram carta de compromisso que assegurava a participação do município no programa, caso fossem eleitos – 200 deles ganharam as eleições e outros 42 prefeitos eleitos decidiram aderir ao programa.

Indicadores

Os indicadores mostram a situação da cidade em vários aspectos. Há, por exemplo, um que traz a proporção de leitos hospitalares disponíveis por mil habitantes – necessitam estar dentro dos padrões recomendados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O levantamento de saneamento básico mede o número de domicílios atendido pela coleta de esgoto e quantos recebem tratamento. Na cultura, há indicadores sobre acervo de livros por habitante nas bibliotecas da cidade. Há metas a serem cumpridas; nesse caso, a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) estabelece um mínimo de dois livros por pessoa.

Alguns índices ainda apresentam lacunas no site, pois nem todos os municípios tinham os dados disponíveis. Segundo o coordenador executivo do programa Cidades Sustentáveis, Maurício Broinizi, muitas cidades têm dificuldade de construir alguns indicadores pois isso é uma prática nova no Brasil. “Os municípios não tinham essa política de levantar os indicadores, usá-los no planejamento público. Precisam de técnicos e integrar sistemas de informações”.

Boas Práticas

O site ainda conta com uma seção chamada Boas Práticas, que disponibiliza casos exemplares (nacionais e internacionais) para a melhora integrada dos indicadores das cidades. O objetivo dessa seção é inspirar as ações dos gestores públicos na construção de cidades mais justas e democráticas.

Clique aqui para acessar o Programa Cidades Sustentáveis.