Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 23 de agosto de 2013

Em Roraima, escolas indígenas aderem ao Mais Educação

Na educação básica pública de Roraima, há 268 escolas existentes nas aldeias indígenas. Desse total, 13 unidades do ensino fundamental aderiram ao programa Mais Educação em 2013.

Com isso, 1364 estudantes de diversos povos – macuxis, uapixanas, ianomâmis, uai-uais e iecuanas, por exemplo – participam das atividades de jornada ampliada desde março.

Segundo a coordenadora do programa em Roraima, Silvane Maciel, o processo de mobilização das comunidades sobre a educação integral exigiu tempo, pois as escolas indígenas estão localizadas em áreas isoladas e de difícil acesso. Além disso, havia outros desafios, como definir as atividades complementares e buscar na comunidade professores e monitores para a jornada ampliada, de acordo com Maciel.

Os alunos das escolas recém-integradas ao programa têm quatro horas de aula e, em outras três horas, estudam conhecimentos da língua materna e desenvolvem atividades esportivas e culturais, como atletismo, futebol, danças tribais e confecção de brinquedos.

Ainda segundo Maciel, as comunidades indígenas demonstram aceitação do programa e pediram a inclusão de mais estudantes em 2014.

Leia a notícia na íntegra aqui.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×