Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 30 de agosto de 2013

Cotistas preenchem quase um terço das vagas em federais

por

Dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quarta-feira (28/8) revelam que 32% das 141.953 matrículas em universidades federais são ocupadas por pessoas que têm cotas por estudarem em escolas públicas.

USP: movimentos contestam bônus para negros e pedem cotas
Negros são apenas 6,13% dos universitários concluintes

A lei de cotas prevê que até 2016, 50% das vagas sejam ocupadas por cotistas. Atualmente, 34% das universidades já possuem índices compatíveis com a meta. A preocupação com a queda da qualidade do nível superior, segundo os dados, também se mostrou infundada. A diferença no desempenho no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) demonstra uma diferença de 2,3% entre cotistas e não cotistas em 2011.

Aloizio Mercandante, ministro da Educação, ressaltou também o aumento da participação de estudantes negros em processos seletivos para ingresso em instituições do nível superior. No Enem de 2013, dos 7,2 milhões de candidatos, quatro milhões se auto-declararam negros.

Leia matéria na íntegra aqui.



As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×