Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 4 de setembro de 2013

Brasil terá programa de intercâmbio para negros e indígenas

por

Da Agência Brasil

Criado em parceria formada entre o Ministério da Educação (MEC) e instituições de ensino superior norte-americanas voltadas para o público negro, o Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abidas Nascimento, dará bolsas de estudos, a partir do programa Ciências sem Fronteiras (CsF), para estudantes de ensino superior negros e índios.

O programa, anunciado em 28/8 por Aloísio Mercadante, ministro da Educação, é batizado com o nome de um importante defensor da igualdade racial no Brasil, o ativista Abdias Nascimento. As bolsas oferecidas serão prioritariamente nas áreas de ciências exatas, engenharias, tecnologias e ciências da saúde, mas também haverão vagas em ciências humanas, mais especificamente, na formação de professores.

No momento, 18 reitores de Universidades Historicamente Negras – instituições criadas nos anos 60 nos EUA para atender ao povo negro – estão no Brasil para discutir o programa e o número de vagas que serão ofertadas.

A medida foi comemorada por Paulino Cardoso, coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros. “Hoje o Brasil, e principalmente aqueles que fazem parte de um grupo dirigente, dividem-se entre aqueles que têm e aqueles que não têm uma experiência internacional, sejam eles estudantes de graduação, sejam professores. O programa vai permitir a intensificação do intercâmbio entre esses estudantes e da língua inglesa no país”, afirmou Cardoso.

Leia matéria na íntegra aqui.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×