Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 12 de setembro de 2013

China apresenta plano que reduz lição de casa e provas

Apesar de excelência em teste internacionais, estudantes se tornaram "pouco criativos"

O ministério da Educação chinês apresentou em 22 de agosto, segundo reportagem da revista inglesa The Economist, uma proposta para reduzir o volume de lições de casa nas escolas do país. Com a alta concorrência por vagas em universidades, os estudantes enfrentam longas jornadas de estudo em suas casas, causando forte pressão psicológica.

Leia mais
Taiwanesa cria método divertido para aprender chinês
Mais Educação São Paulo: Reforma ou Retrocesso?

A proposta proibirá o dever de casa por escrito para crianças abaixo de 12 anos e retirará provas para todos alunos menores de 9 anos, além de propor que escolas de ensino fundamental aumentem atividades extraclasse, como visitas a museus e trabalhos manuais.

A China têm obtido boas notas em testes internacionais nos últimos anos, contudo, especialistas se preocupam que as escolas se tornaram criadouros de ansiedade e stress. Em entrevistas ao LA Times, em 2011, o especialista Xiong Bingqi afirmou que os estudantes chineses vão muito bem em vocabulário, matemática, “mas seus níveis de criatividade e imaginação são baixos”.

A medida gerou opiniões dividas entre os pais de alunos, que se preocupam que seus filhos possam “ficar para trás”. Um microblogueiro chinês, citado pelo Economist, pondera que “se a empregabilidade permanecer igual, se o gaokao [vestibular chinês] não for cancelado e se as melhores universidades seguiram com seu sistema de seleção, é impossível reduzir o fardo dos estudantes”.

Com informações do Uol Educação, The Economist e Huffington Post



As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×