Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 12 de setembro de 2013

Royalties priorizam educação infantil e salário dos docentes

A educação infantil e a melhoria do salário dos professores estão entre as prioridades para a aplicação dos recursos dos royalties do petróleo, segundo declarações do ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Para ele, o impacto desses recursos na educação ocorrerá a médio prazo.

Leia mais
Sem vetos, Dilma sanciona lei dos royalties para educação e saúde

“O grande salto dos royalties vai começar a acontecer daqui a quatro, cinco anos com a produção do Campo de Libra. Em sete, dez anos, teremos volumes expressivos de aporte de recursos na educação”, afirmou em entrevista ao programa de rádio Bom Dia, Ministro.

A presidenta Dilma Rousseff sancionou, na última segunda-feira (9/9), a lei que destina 75% dos royalties do pré-sal à educação e 25% à saúde. De acordo com Mercadante, uma das prioridades será aumentar os recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) e melhorar o repasse para ajudar prefeituras e estados a aumentar salários e darem mais importância à formação de professores.

Educação infantil

O ministro lembrou que, até 2016, é preciso cumprir a determinação de ter todas as crianças, a partir dos quatro anos de idade, matriculadas na educação básica. Ele afirmou que é preciso ter 50% das crianças de até três anos nas creches – hoje, estão nessas instituições 23% delas.

Mercadante ainda citou a ampliação das escolas de tempo integral e o pacto pela alfabetização na idade certa, que estabelece que todas as crianças sejam alfabetizadas e tenham os conhecimentos adequados em matemática até os oito anos de idade.

Leia a notícia na íntegra aqui.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×