Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 18 de setembro de 2013

Censo revela que ensino à distância cresce mais que presencial

Entre 2011 e 2012, a educação a distância (EAD) cresceu mais que a educação presencial. Houve aumento de 12,2% nas matrículas da EAD em um ano, enquanto na educação presencial o aumento foi de 3,1%. Mesmo com o crescimento, o ensino a distância representa 15,8% das matrículas.

Os dados são do Censo da Educação Superior de 2012, divulgado nesta terça-feira (17/9) pelo Ministério da Educação (MEC).

Leia mais
Mais de 23% das bolsas do ProUni são para graduação a distância

Para o ministro Aloizio Mercadante, o índice do ensino fora de sala de aula ainda é baixo. “Temos espaço para crescer”, declarou. A intenção é ampliar a oferta nas instituições federais. De acordo com o Censo, a maioria das matrículas em EAD está na rede privada (83,7%) e é oferecida por universidades (72,1%).

No ensino presencial, Mercadante ressaltou o “crescimento significativo” das matrículas nos cursos tecnológicos, que aumentaram 8,5% em um ano. Na questão do turno, mais de 63% dos estudantes presenciais de graduação estudavam à noite em 2012. O ministro afirma que o ensino noturno é importante para a parte da população que precisa trabalhar obtenha acesso ao ensino superior.

O Censo aponta ainda que, em 2012, o ensino superior atingiu 7.037.688 de matrículas na graduação – o que representa um aumento de 4,4% em relação ao ano anterior. No Brasil, os cursos com maior número de alunos são administração (833.042), direito (737.271) e pedagogia (602.998).

Leia a notícia na íntegra aqui.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×